logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Imposto de Renda: Receita Federal paga lote residual de restituições do IRPF 2O21 nesta sexta-feira (29/10)
Imposto de Renda Receita Federal paga lote residual de restituições do IRPF 2O21 nesta sexta-feira (29/10)
29/10/2021
Feriado de Finados: 180 viagens extras movimentam o Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé, em Fortaleza
Feriado de Finados 180 viagens extras movimentam o Terminal Rodoviário Engenheiro João Tomé, em Fortaleza
29/10/2021
Exibir tudo

Esporte Superkite e Superfoil reúnem atletas nacionais e internacionais em megaeventos no litoral do Ceará As competições serão realizadas em novembro na Praia do Cumbuco, em Caucaia, e na Praia de Iracema, em Fortaleza

Esporte: Superkite e Superfoil reúnem atletas nacionais e internacionais em megaeventos no litoral do Ceará

O crescimento do Foil no cenário mundial traz para Fortaleza o maior campeonato já realizado da modalidade no mundo | Foto: Svetlana Romantsova

Um evento consolidado no calendário internacional de kitesurf está de volta ao litoral do Ceará! O Superkite, etapa do circuito mundial da modalidade na categoria freestyle, ocorrerá entre os dias 10 e 14 de novembro, na Praia do Cumbuco, em Caucaia, considerada a meca mundial do kitesurfe pelos ventos fortes e constantes. O Superkite é organizado pela Global Kitesports Association – GKA e é realizado há quase duas décadas no litoral brasileiro.

Já o Superfoil nasceu devido ao crescimento de uma nova modalidade de velejo, o Foil. O crescimento desse esporte no cenário mundial, traz em sua segunda edição na praia do litoral cearense, o maior campeonato já realizado da modalidade no mundo. Dos dias 16 a 21 de novembro, o Aterro da praia de Iracema será palco da etapa brasileira dos circuitos mundiais da GWA e GKA, nas categorias Hydrofoil Freestyle, Wingfoil Freestyle e Wingfoil Race.

Neste ano, a briga pelo título do Superkite será intensa. No feminino, a cearense Mika Sol é a primeira do ranking e pode garantir o tetracampeonato mundial com uma vitória em casa. No masculino, o francês Arthur Guillebert é o favorito, mas o espanhol Jeremy Burlando e o australiano Ewan Grant Jaspan estão na cola. Ao todo, serão mais de 45 atletas, nas categorias feminino e masculino, de mais de 20 nacionalidades diferentes, voando nos mares cearenses durante o Superkite.

A cearense Mika Sol pode garantir o tetracampeonato mundial com uma vitória em casa | Fotos: divulgação

História e ícones do kite

Desde que chegou ao Ceará, em 2003, o Superkite transformou a realidade do litoral cearense, fazendo com que o estado ficasse conhecido mundialmente como o “Havaí do Kite”. Outra realidade transformada foi a das comunidades que vivem nos locais onde o kitesurf é mais praticado.

Principalmente oriundos de vilas localizadas nas praias que recebem as competições, o Ceará virou o principal celeiro de atletas da modalidade para o Brasil. Jovens, muitos filhos de pescadores, domésticas ou cozinheiros, passaram a ter, através da inicialização no esporte, uma nova perspectiva na vida. É o caso de Carlos Mário “Bebê”, tricampeão mundial, que teve uma infância difícil, mas foi vendo os melhores atletas do mundo competindo do lado da casa dele, no Cumbuco, que descobriu sua vocação.

“O kite, além de ser a minha diversão hoje, também é o meu trabalho. Graças a isto, viajei o mundo todo, conheci vários países, várias línguas e muitas pessoas incríveis. Com esse trabalho, consegui comprar meu transporte e consegui realizar o sonho da minha mãe, que também foi um sonho meu: construir minha própria casa”, comemora Carlos Bebê.

Já da praia do Preá, ao lado de Jericoacoara, surgiu Mika Sol, de apenas 16, que já foi três vezes campeã mundial da GKA, uma vez da WKC e a campeã mundial adulta mais jovem da história. “Já fui a países como Sri Lanka, África do Sul, Marrocos, Bonaire e França. São muitas oportunidades pela frente, estou mais conhecida fora do Brasil, porque o Kite é respeitado no exterior”, ressalta a campeã.

Além de Carlos Bebê e Mika, hoje o circuito conta com um grande número de competidores cearenses, que tiveram suas primeiras chances no Superkite e hoje viajam o mundo, conhecendo países, línguas e culturas, trazendo esse conhecimento de volta para as suas regiões, contribuindo assim para o crescimento social das localidades.

“Todo ano nós recebemos Wild Cards da federação internacional, masculinos e femininos, são convites que entregamos para escolinhas de kitesurf locais, que fazem trabalhos sociais o ano inteiro com jovens e crianças, tirando elas de situação de vulnerabilidade e inserindo no esporte. É como se fosse um prêmio, jovens que não tem patrocinadores ou empresários, e têm a chance de competir no maior campeonato do mundo contra os melhores atletas do mundo. São assim que surgem as novas estrelas”, afirma Lúcio Monte, coordenador técnico do evento.

No Superkite a briga pelo título no masculino será intensa. São três atletas em condições de vencer a competição | Fotos: divulgação

Leia também | Indústria de bebidas transforma 4,3 ton de resíduos plásticos em utensílios de casa e doa à comunidade

Responsabilidade ambiental

Uma das principais preocupações do Superkite é também o aspecto ambiental. Desde as primeiras edições, diversas ações são realizadas nos locais onde a competição acontece. Patrícia Carvalhedo, Diretora do Superkite, elenca algumas das ações já realizadas:

“Nas edições anteriores, fizemos uma limpeza subaquática linda no local da competição, fizemos até um relatório de tudo que foi retirado do fundo do mar. Na última edição do Cumbuco, instalamos bituqueiras na cidade inteira e realizamos uma limpeza na praia, vamos fazer esse ano também. Para além disso, todos os uniformes do staff, camisas da competição e bolsas e brindes para atletas são feitos com materiais recicláveis que retiramos da praia, garrafas pet e lonas de kite”, explica.

O Superkite transformou a realidade de cidades praianas do Ceará | Fotos: divulgação

Leia também | Colosso Fortaleza lança o ‘Mule Day’

Economia e Turismo

A chegada do SuperKite transformou também o aspecto econômico e turístico do Ceará. De acordo com a Secretaria de Turismo do Estado, o Ceará recebe cerca de 300 mil turistas estrangeiros por ano: 10% deste número justificam a vinda através da prática de esportes e aventuras e 70% desse corte vêm ao Ceará especificamente para a prática de Kite, Foil ou WindSurf.

A consolidação do Superkite também atraiu atenção e investimentos de fora do Brasil. Há pelo menos duas décadas, estrangeiros, principalmente europeus ligados ao kitesurf (ex-atletas, atletas amadores, simpatizantes) se mudam permanentemente para as praias, construindo hotéis, pousadas e grandes empreendimentos, gerando empregos locais.

As manobras radicais em estilo livre chamam a atenção no Superfoil | Fotos: Svetlana Romantsova

Superfoil

Devido aos contínuos investimentos do Governo do Estado há quase duas décadas no Superkite, o Ceará se consolidou como o principal destino para a prática do esporte no mundo. Por isso, entre os dias16 e 21 de novembro, a Praia de Iracema, em Fortaleza, vai receber pelo segundo ano consecutivo o Superfoil, etapa do circuito internacional de Foil, da Global Wingsports Association – GWA, nas categorias Wingfoil Freestyle e Wingfoil Race; e da GKA, na categoria Hydrofoil Freestyle.

A categoria Foil, que engloba Wingfoil e Hydrofoil, foi recentemente adicionada ao plano Olímpico e será disputada nos Jogos de Paris, em 2024, na categoria Fórmula. Esse fato tem chamado bastante atenção de novos simpatizantes da modalidade, inclusive celebridades.

“Para se ter uma ideia, este é o segundo ano do circuito do foil aqui no Ceará, e já estamos estimando um número bem elevado de atletas. É uma modalidade nova, que a galera gostou e está aderindo com força. Inclusive diversas celebridades estão vindo para praticar também”, celebra Lúcio Monte, coordenador técnico do evento.

Leia também | Planetário Rubens de Azevedo amplia funcionamento e capacidade de ocupação

Serviço

SuperKite | GKA Kite World Tour | Freestyle

Quando: 10 a 14 de novembro
Onde: Praia do Cumbuco – Caucaia – Ceará

Superfoil | GWA Wingfoil World Cup Brazil 2021 | GKA Hydrofoil Freestyle World Cup Brazil 2021

Quando: 16 a 21 de novembro
Onde: Praia de Iracema – Fortaleza – Ceará

Compartilhar

Artigos Relacionados

Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante encontro internacional em agenda diplomática | Foto: REUTERS/Evelyn Hockstein

28/01/2026

Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump Presidente defende diálogo direto com líder norte-americano para fortalecer relações bilaterais


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump0
    Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump Presidente defende diálogo direto com líder norte-americano para fortalecer relações bilaterais
    28/01/2026
  • Justiça: Fachin afirma que inquérito do Banco Master deve deixar o STF0
    Justiça: Fachin afirma que inquérito do Banco Master deve deixar o STF Presidente da Corte avalia que investigação tende a sair da competência do Supremo após fase inicial
    28/01/2026
  • Justiça: Suzane von Richthofen disputa herança milionária de tio após ausência de testamento0
    Justiça: Suzane von Richthofen disputa herança milionária de tio após ausência de testamento Sem herdeiros diretos, médico deixou patrimônio estimado em R$ 5 milhões; disputa envolve reconhecimento de união estável
    27/01/2026
  • Política: Presidente da Alece destaca avanços e reforça papel do Legislativo na segurança pública do Ceará0
    Política: Presidente da Alece destaca avanços e reforça papel do Legislativo na segurança pública do Ceará Romeu Aldigueri participa de reuniões estratégicas e acompanha ações que ampliam investimentos no combate à criminalidade
    27/01/2026
  • Política: Alece e Faec articulam propostas para fortalecer o agronegócio no Ceará0
    Política: Alece e Faec articulam propostas para fortalecer o agronegócio no Ceará Iniciativa prevê criação de grupo de trabalho e debate de projetos voltados à modernização, desburocratização e segurança jurídica no campo
    27/01/2026
  • Saúde: 214 novos servidores da saúde tomam posse e reforçam a rede pública do Ceará0
    Saúde: 214 novos servidores da saúde tomam posse e reforçam a rede pública do Ceará Profissionais vão atuar em hospitais, unidades especializadas e serviços estratégicos; até o fim de 2026, mais de 1.300 novos nomes ainda devem ser convocados
    27/01/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas