Cinquenta refugiados venezuelanos, entre crianças, adolescentes, pais e responsáveis, visitaram na quarta-feira (13/10), as instalações da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), instalada na área do Aeroporto de Fortaleza. Os visitantes, indígenas da etnia Warao, assistiram a uma apresentação institucional da Coordenadoria e fizeram um passeio pelas instalações e as aeronaves, que são utilizadas em operações de combate ao crime, incêndios e resgate de vítimas de acidentes.
A visita foi articulada pela Ciopaer/SSPDS, em parceria com o Programa Estadual de Atenção ao Migrante, Refugiado e Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, da Secretaria de Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos do Ceará (SPS/CE), que cuida do acolhimento dos refugiados venezuelanos, em situação de vulnerabilidade social, no Estado do Ceará.
Os organizadores do encontro entendem que o acolhimento é essencial para o recomeço da vida dessas famílias, que saíram do país onde de nasceram para tentar uma nova vida no Brasil. As atividades fizeram parte das comemorações pelo Dia das Crianças dos refugiados.
O encontro foi encerrado com uma dança típica do povo venezuelano Warao, como agradecimento do grupo pela acolhida. Assista:
Leia também | Seleção brasileira enfrenta Uruguai buscando virtual classificação para Copa do Mundo 2022