

A lava do vulcão Cumbre Vieja segue pela costa oeste da Ilha la Palma e chega ao mar na Playa Nueva, perto da cidade de Tazacorte | Foto: Reuters/Borja Suarez
O rio de lava vermelha e incandescente do Vulcão Cumbre Vieja, que devastou parte da ilha espanhola de La Palma, no Arquipélago das Canárias, chegou ao Oceano Atlântico na noite dessa terça-feira (28/9), nove dias depois de começar a descer pelas montanhas, danificando construções e destruindo plantações. 

Imagens da TV Ponta Verde mostram o momento exato em que a lava começa a tocar o mar e em seguida as nuvens de vapor branco esguichando para o alto na área de Playa Nueva, perto da cidade de Tazacorte. Autoridades alertam sobre o risco de grandes explosões e, especialmente, sobre o cuidado que todos devem ter para não inalar os gases tóxicos produzidos pelo resfriamento da lava no oceano.
As imagens são realmente impressionantes, confira:
O serviço de emergência pediu a todos os moradores que estão ao ar livre a menos de 3,5 km da área, especialmente na costa oeste da Ilha La Palma, que encontrem imediatamente um lugar seguro para se abrigar e permaneçam em lockdown com as portas e janelas seladas com fita adesiva e toalhas úmidas. As pessoas também foram aconselhadas a protegerem a boca e o nariz com um pano úmido para evitar inalar os gases tóxicos, carregados de ácido clorídrico.
“Quando a lava chega ao mar, o lockdown deve ser rigidamente respeitado”, disse ontem Miguel Angel Morcuente, diretor do Plano de Emergências Vulcânicas das Canárias (Pevolca).
A lava está fluindo no lado ocidental do vulcão, em direção ao mar, desde o dia 19 de setembro. Quase 600 casas, cerca de 20 km de ruas e estradas, e plantações de banana em La Palma, na costa do norte da África, já foram destruídas. Milhares de pessoas foram retiradas, a maioria foi transferida para a ilha vizinha de Tenerife. Não há registro de mortos ou feridos até o momento.
Todas as pessoas em um raio de 2 km foram evacuadas e uma área mais ampla está bloqueada, disse o prefeito de Tazacorte, Juan Miguel Rodriguez Acosta, a um canal de televisão local.
Ele disse que evacuações adicionais não foram necessárias porque a nuvem tóxica está se movendo para o leste e afirmou também que todas as estradas para a parte sul da ilha de Palma foram atingidas pela lava.
A Espanha classificou La Palma como zona de desastre, uma medida que garantirá o repasse de apoio financeiro para a ilha. O governo anunciou um primeiro pacote de 10,5 milhões de euros, que inclui cerca de 5 milhões para a compra de casas e o restante para aquisição de móveis e bens domésticos essenciais, afirmou uma porta-voz.
Com informações da Reuters e Agência Brasil
Leia também | Passageiro registra desespero em avião que despenca em queda livre durante tempestade