Os adolescentes de 12 anos que moram em Fortaleza começam a ser vacinados a partir da próxima terça-feira (7/9). O anúncio foi feito pelo prefeito José Sarto durante visita ao Centro de Eventos do Ceará, na manhã de sábado (4/9). O prefeito acompanhou o andamento da campanha de vacinação e, como médico, também aplicou doses do imunizante em adolescentes.
“Estamos dando uma grande celeridade à campanha e Fortaleza é destaque nacional. Estou muito feliz, pois já começaremos a vacinar adolescentes com 12 anos, e isso significa que já vacinamos seus pais, avós e até bisavós. É uma faixa etária com grande adesão aos agendamentos e quero parabenizá-los pelo engajamento, além de pedir que reforcem com os colegas e a família a importância da vacinação”, enfatizou o prefeito.
O estudante Eduardo Silva de Menezes, de 14 anos, teve a vacina aplicada pelas mãos do prefeito Sarto. “Foi interessante ter um prefeito que é médico e poder receber a minha primeira vacina por ele”, afirmou Eduardo. Ele é o primeiro filho da dona de casa Maria Jane da Silva a ser vacinado. “A vacina traz esperança pra gente. Fico mais tranquila em saber que ele está sendo vacinado. Seguimos todos o cronograma certinho, estamos fazendo a nossa parte desde o início da pandemia”, completou a mãe.
Já o estudante Gabriel Silva, de 17 anos, compareceu ao local para receber a primeira dose do imunobiológico junto com os pais, Crisley Silva, de 43 anos, e Auricélio Silva, de 47.
“Fizemos o cadastro, mas acabamos perdendo o dia agendado, por causa do trabalho. Como eu e minha esposa tínhamos que trazer o Gabriel, acabamos aproveitando a oportunidade para receber a nossa vacina, pois já está livre a entrada para a nossa idade. Temos ciência da importância de estar aqui”, detalhou Auricélio.
Para o adolescente, a vacina representa uma oportunidade de poder retomar a rotina de estudos presencialmente e de convivência com amigos. “Já tomamos bastante cuidado e continuaremos. É o início de uma nova fase e espero que seja cada vez mais flexível e a vida volte ao normal”, pontuou.
Durante a visita ao Centro de Eventos, o prefeito José Sarto e a secretária da Saúde, Ana Estela Leite, anunciaram mudanças na estratégia de vacinação do público adulto. A partir da próxima quinta-feira (9/9), as pessoas acima de 40 anos, que já estão liberadas para receber a primeira dose sem agendamento prévio, serão divididas por centro de vacinação.
Os idosos acima de 60 anos devem se dirigir aos postos de saúde que possuem sala de vacinação Covid-19, além do Centro de Eventos e dos shoppings Iguatemi e RioMar Kennedy. Já aqueles que possuem de 40 a 59 anos podem procurar o Sesi Parangaba, RioMar Fortaleza (Papicu) e os Cucas.
Outra novidade é que as pessoas de 30 a 39 anos terão mais uma oportunidade de receber a primeira dose. Será o terceiro calendário de repescagem tradicional, a partir de quinta-feira (9/9). Nesse caso não haverá agendamento de hora e local pelas listas. Na data correspondente à idade, basta ir aos Cucas, Sesi Parangaba e RioMar Fortaleza.
Confira o calendário por idade:
Em paralelo, segue repescagem de 25 a 18 anos, por agendamento de data, local e horário, conforme lista divulgada no hotsite do portal da Prefeitura de Fortaleza. Também é possível consultar o cadastro individualmente pela plataforma Vacine Já.
De acordo com o balanço da campanha de vacinação da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), 1.859.788 pessoas foram contempladas com a primeira dose da vacina contra o Coronavírus. Dessas, 863.998 já receberam as duas doses e outras 27.141, a dose única. Ou seja, soma-se 891.139 fortezenses com o ciclo vacinal completo.
Ana Estela Fernandes reforça que o Município assume a responsabilidade de dar celeridade para que a vacina chegue o mais rápido possível em toda a população.
Além disso, neste momento quando se aproxima o retorno às aulas na rede municipal de educação, Ana Estela destacou que mais de 90% dos profissionais da educação estão com o esquema vacinal completo. “Muitos desses profissionais já estão há mais de 15 dias com a vacinação efetuada e as doses aplicadas nos adolescentes até 12 anos é também motivo de comemoração”, disse.
Leia também | Anvisa interdita lotes com mais de 12 milhões de doses da vacina CoronaVac