Nesta sexta-feira, 10 de setembro, às 9h, começam a ser disponibilizados os ingressos para o Festival Jazz & Blues, que será realizado nos dias 17 e 18 de setembro. Aprovado pelo Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria da Saúde e da Secretaria da Cultura, este será o primeiro evento teste de música do Estado. Para isso, a organização do festival e o público deverão seguir o Protocolo de Retomada das Atividades Econômicas do Ceará, que envolve o antes, durante e pós-evento.
Serão disponibilizados 200 ingressos por dia, gratuitos, no site da Bilheteria Virtual. Como de costume, a Cidade Jazz & Blues será erguida no espaço do campo de futebol de Guaramiranga, mas com alguns diferenciais para cumprir os protocolos. Toda a área da plateia será ao ar livre, descoberta, e não haverá praça de alimentação. Serão três shows por dia na Cidade Jazz & Blues, a partir das 19h30, com transmissão ao vivo no canal do festival no YouTube. No palco, grandes intérpretes e instrumentistas cearenses com trabalho autoral e tributo a importantes nomes da música brasileira e universal jazzística.
No dia 17, sobem ao palco do Festival Jazz & Blues Fladiana e Quarteto Jazzera, representantes da geração de músicos de Guaramiranga influenciada de forma decisiva pelo Festival Jazz & Blues, com o show “Meu Lugar”; o trombonista Rômulo Santiago, apresenta o show “Tributo a Raul de Souza”; e o cantor cearense Marcos Lessa com o show “Nature Boy – Tributo a Nat King Cole”.
No dia 18, são atrações do festival a cantora Idilva Germano, com o show “Quasar”, unindo clássicos do jazz e da música brasileira; o pianista Ricardo Bacelar, que em 2015 gravou DVD ao vivo na 16ª edição do festival, volta ao palco do Jazz & Blues para apresentar seu mais recente trabalho “O viver é de improviso”; e três dos mais renomados sanfoneiros do Ceará, Adelson Viana, Nonato Lima e Zé do Norte encerram a programação do 22º Festival Jazz & Blues com “Sanfona Jazz”, show concebido especialmente para esta edição do Festival Jazz & Blues, presenteando o público com as múltiplas possibilidades de arranjos, sonoridades, timbres e ritmos do acordeom.
Leia também | 22º Festival Jazz & Blues terá ‘Café no Tom’ virtual
Além dos shows na Cidade Jazz & Blues, será realizada uma programação em homenagem a Alberto Nepomuceno, em igrejas de Guaramiranga, nos dois dias do evento (17e 18/9). A homenagem é uma realização do Festival e da FUNARTE, através do Prêmio Funarte Festivais de Música 2020.
A programação “Homenagem a Alberto Nepomuceno” será às 10h na Igreja Matriz e às 16h e 17h30 na Igreja da Gruta. O acesso presencial de 30 pessoas será somente para moradores de Guaramiranga e os recitais serão exibidos no canal do festival no YouTube, logo após o encerramento de cada apresentação.
Hermano Faltz e Pedro Façanha, em dois recitais diferenciados, interpretam obras originais de Nepomuceno adaptadas para guitarra e contrabaixo e completam o repertório com obras tradicionais do jazz com arranjos próprios. Pedro Madeira e Tiago Nogueira, em duas apresentações distintas, interpretam obras de Nepomuceno arranjadas para bandolim, acordeom e outros instrumentos, além de obras de compositores cearenses. No segundo dia recebem o percussionista Igor Ribeiro.
Os cantores Giorgi Gelashvili (tenor) e Liana Fonteles (soprano), com o pianista Alvany Silva, completam a programação em dois recitais, respectivamente nos dias 17 e 18, apresentando canções originais para piano e voz de Nepomuceno e obras populares arranjadas para piano e voz lírica. A curadoria é do maestro e compositor Alfredo Barros.
Leia também | Festival Jazz & Blues e Funarte prestam homenagem a Alberto Nepomuceno
Por se tratar de um evento teste controlado pela Secretaria Estadual da Saúde, o público deverá ter tomado, obrigatoriamente, as duas doses ou a dose única da vacina contra Covid-19 e ser negativado em teste de Coronavírus realizado entre 48 e 24h antes do show. Quem pretende ir ao evento no dia 17, deve fazer o teste no dia 15. Quem escolher os shows do dia 18, o teste é no dia 16. Se o resultado do teste der negativo, o QR Code do ingresso será validado, permitindo o acesso à Cidade Jazz & Blues. Todas as informações sobre o protocolo estão disponíveis no site do festival. Os testes serão gratuitos. Cada pessoa do público, ao adquirir o ingresso, automaticamente autoriza ser monitorada pela organização do evento e se compromete a realizar novo teste de Covid-19.
Esta é a segunda temporada da 22ª edição do festival. A primeira foi no período do Carnaval deste ano, com shows e atividades formativas realizadas de forma online. As Residências Artísticas da segunda temporada foram realizadas recentemente, de 10 a 13 de agosto, também no formato virtual. Para realizar a programação presencial, o Jazz & Blues passou por um processo de seleção da Secretaria da Saúde do Estado. Será o primeiro evento teste de música no Ceará.
O 22º Festival Jazz & Blues é uma realização da Via de Comunicação e Cultura e da FUNARTE/Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult/CE) e da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA/CE). Agradecimentos: Enel e Coca-Cola. Apoio: Prefeitura Municipal de Guaramiranga.
Leia também | Está no ar o clipe do tenor cearense Phillipe Dantas com versão do clássico ‘Cinema Paradiso’
22º Festival Jazz & Blues – Ceará – Segunda Temporada:
Quando: Dias 17 e 18 de setembro de 2021
Onde: Guaramiranga (CE)
Ingressos limitados: a partir do dia 10 de setembro no site da Bilheteria Virtual. Gratuitos. Informações: producaojazzeblues@gmail.com
Site: www.jazzeblues.com.br