Se você tiver a chance de viajar pela Europa e puder incluir a Suécia no roteiro, não pode deixar de conhecer a região norte desse país nórdico, especialmente, Luleå, capital da província do condado da Bótnia Setentrional. A cidade está localizada na margem esquerda do rio Lule, perto da foz, onde as águas do rio desembocam no golfo de Bótnia.
O nome Luleå, aliás, tem tudo a ver com o rio Lule. Você deve estar estranhando esse “a” com um círculo acima. Pois bem, em sueco, esse “å” significa rio, ou seja Lule + å = Luleå, “a cidade junto ao Lule”.
Segundo o censo do ano de 2018, a cidade tinha uma população de 48.584 habitantes. Luleå possui uma área de 28,6 km² e é o mais rico e mais importante polo comercial, industrial e marítimo do norte da Suécia.
Durante o verão, o porto de Luleå é parada obrigatória dos barcos turísticos que transitam pela Europa. Klubbviken, na ilha Sandön, é uma parada agradável e com uma bonita praia que vale a pena conhecer.
No inverno, a neve cria cenários e opções de passeios encantadores, pra fazer um álbum de recordações e publicações nas redes sociais com imagens de dar inveja a todos os seguidores.
E mais do que isso! Luleå fica bem perto da fronteira com a Noruega e tem um atrativo que é incontestável, especialmente, para os amantes de fenômenos naturais. Lá, à noite, é possível observar um dos mais bonitos espetáculos que a natureza exibe no céu: a aurora boreal.
Luleå tem entre as atividades econômicas de destaque produtos florestais e, especialmente, manufaturados que usam tecnologia de ponta, nas áreas da siderurgia, metal-mecânica, eletrônica e informática.
Muitos empregos estão concentrados em empresas de exploração e beneficiamento de minério de ferro. A empresa mineradora LKAB (Luossavaara-Kiirunavaara Akttiebolag), líder mundial na produção de minério de ferro, extrai boa parte da matéria-prima na região de Luleå.
Uma das cinco unidades da siderúrgica SSAB, gigante mundial da produção de ferramentas, estruturas metálicas, lâminas de aço, tubos e muitos produtos que atende a indústria automotiva de várias marcas, também está estabelecida no nosso destino, no norte da Suécia.
Na área de alimentos, a cidade abriga uma unidade da empresa sueca de hambúrgueres Max Hamburger Restauranger.
Os produtos de exportação são escoados, principalmente, pelo porto de Luleå e, especialmente, pela linha férrea Malmbanan, que liga as cidades de Kiruna e Svappavaara a Narvik, na Noruega, e Luleå, na Suécia. Por ano, no trecho que ligando Kiruna a Luleå, são transportados em torno de 7 milhões de toneladas de minério de ferro.
Na área de alta tecnologia, vale registrar que o Centro de Dados (DataCenter) da multinacional Facebook, na Europa, está instalado na cidade de Luleå.
A formação de muitos profissionais que atuam nas grandes empresas do norte da Suécia é feita de na Universidade Técnica de Luleå. São mais de 15 mil estudantes, em média, a cada ano que, depois de formados, saem capacitados para atuar nas empresas instaladas na própria cidade e também em organizações conhecidas em todo o mundo, como a telefônica Ericsson; a montadora de ônibus, caminhões e motores a diesel, Scania, a montadora de automóveis Volvo, a fábrica de aviões AirBus e a indústria de ferramentas Bosh, entre outras.
A cidade de Luleå é atravessada por duas estradas europeias – a E4 e a E10.
O porto da cidade fica aberto somente durante metade do ano e, além de ser importante porta de exportação de minério de ferro e produtos de madeira, também recebe passeios turísticos.
O aeroporto está localizado em Kallax, a 7 km sul do centro da cidade. É o aeroporto com maior tráfego da região história da Norrland, como é também conhecido o norte da Suécia. O aeroporto também serve de base para a unidade militar do Esquadrão de Norbotten, também conhecido como F 21 Luleå ou, simplesmente F 21. É uma das três unidades da Força Aérea da Suécia que tem a responsabilidade do controle do espaço aéreo sueco.
A aviação militar da Suécia, aliás, importa tanto aos moradores da região norte do país, que Luleå ganhou um museu que é bastante procurado pelos turistas que visitam o país, como o brasiliense Lúcio Ako. “Este é um lugar agradável para militares, em especial, da Força Aérea. O museu tem, no acervo, aviões construídos a partir de 1950 até o ano 2000. Tem ainda um S37 Viggen simulador, que é muito divertido! Além de equipamento de comunicações e outras coisas interessantes”, relatou o turista brasileiro ao site TripAdvisor.
Um dos principais destinos turísticos de Luleå é a Aldeia de Gammelstad, que na tradução literal do sueco significa “cidade velha”. É uma antiga vila que surgiu na Idade Média e, devido à relevância, é um dos principais patrimônios históricos da Suécia e do mundo, por isso, está inscrita como Patrimônio Histórico da Humanidade da Unesco.
Antigamente, a vila de Gammelstad era a cidade principal do norte da Suécia, onde hoje fica a cidade de Luleå. No centro da aldeia medieval, existe uma igreja de pedra, que foi construída no ano de 1492. O brasileiro Lúcio Scotland visitou a igreja Gammelstad Church Town em julho de 2016. “Para quem gosta de história, a visita é muito interessante! A igreja possui muitas curiosidades e, em frente, fica o centro de informações turísticas com um museu bastante interessante que, embora seja muito pequeno em tamanho, é grande em informações e curiosidades”, disse ele.
As casas construídas ao redor da igreja, também datadas do século XV, foram sendo erguidas para abrigar os fiéis que vinham de longe para assistir às missas e não tinham como voltar pra casa antes do anoitecer. São 408 casas de campo, todas pintadas com as mesmas cores, e que revelam um ar de simplicidade. O ar da aldeia de Gammelstad, aliás, é muito pitoresco. E quem a visita pode sair da loja de informações com souvenires e retalhos de peles de renas que podem servir de lembrança ou, se o frio apertar, para aquecer o corpo.
Leia também | Casarão dos Azulejos Azuis se transforma em Cidade da Música da Bahia