Um alerta de tempestades com ventos de até 210 km/h assustou moradores da região de Nova Orleas, no Estados Unidos. Segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, o furacão Ida subiu neste domingo (29/08) para categoria 4. O Centro Nacional de Furacões americano (NHC) informou que o Ida pode ser um grande furacão extremamente perigoso quando se aproximar da costa norte do Golfo.
A prefeita de Nova Orleans, LaToya Cantrell, fez um alerta aos moradores para que todos levem os riscos provocados pelo furacão muito a sério.
O sul da Louisiana também se prepara para grandes danos e inundações com a tempestade se intensificando no Golfo após atingir o oeste de Cuba. As autoridades alertaram para possíveis e longas interrupções de energia.
No final da manhã de sábado (28/08), o Ida tinha ventos máximos de 135 km/h e se movia a 25 km/h, informou o NHC.
Há 16 anos, Nova Orleans foi devastada pelo Furacão Katrina. 1.800 pessoas morreram e os danos à cidade atingiram a marca de bilhões de dólares de prejuízos. A partir do Katrina, os diques de proteção da cidade foram fortalecidos..
O Serviço Nacional de Meteorologia dos EUA está prevendo ainda o que chamou de uma “onda de tempestades potencialmente mortal com danos catastróficos por ventos” quando o furacão atingir a costa da Louisiana e do Mississippi”.
Leia também | O Afeganistão nosso de cada dia e a possibilidade sueca