O governador Camilo Santana anunciou, nesta quarta-feira (25/08), o investimento de R$ 38,8 milhões para a implantação de 250 brinquedopraças no Ceará. O anúncio foi feito durante transmissão virtual, em comemoração pelos seis anos do Programa Mais Infância Ceará.
As brinquedopraças são espaços de lazer para as crianças, com áreas cercadas de 250m² a 300m², piso anti-impacto e de sete a dez brinquedos infantis: casinhas duplas, sendo uma com ponte de playground e outra com ponte de eucalipto, escorregadores com balanço triplo, duas gangorras, dois brinquedos em mola, uma gangorra dupla frontal e um balanço frontal, estes dois últimos brinquedos inclusivos, o que permite que bebês de colo e crianças com deficiência se divirtam no espaço.
Desde o início do programa, no ano de 2015, foram entregues 151 brinquedopraças no Ceará. O Estado oferta os equipamentos e cabe às prefeituras garantir a conservação da praça e a manutenção dos brinquedos.
Ainda em homenagem aos seis anos do programa, o governador Camilo Santana assinou a Ordem de Serviço para construção da Cidade Mais Infância. O equipamento será implantado no Centro de Eventos do Ceará (CEC), em Fortaleza, e vai agregar diversos ambientes, simulando uma cidade em escala infantil, com bancos, correios, polícia, bombeiros, escolas e outros serviços. Assim, a criança será estimulada a exercer a cidadania escolhendo uma profissão a ser vivenciada, de forma educativa, dentro do parque.
“Quero parabenizar a todos que fazem o Programa Mais Infância Ceará por esses seis anos de trabalho. Podem bater no peito e se orgulhar de terem construído no Ceará o maior e melhor programa na área da infância desse país. E como presente, estamos hoje autorizando duas ações importantes e que vão fazer a diferença na vida de muitas crianças cearenses. Considero o Mais Infância Ceará uma das maiores iniciativas que nosso Governo fez e tem feito, por isso, não tenho dúvida que estamos plantando uma semente para o futuro e para o amanhã”, destaca Camilo Santana.
O Mais Infância Ceará foi idealizado pela primeira-dama do Ceará, Onélia Santana, que comemorou as realizações alcançadas desde a implantação do programa. Já são 297 equipamentos voltados ao desenvolvimento infantil, como as brinquedopraças, brinquedocreches e Centros de Educação Infantil (CEI).
“Hoje é um dia muito especial para todas as crianças cearenses e todos que fazem a gestão estadual. Desde o primeiro momento, sabíamos dos desafios, mas através das parcerias, construímos o Programa Mais Infância Ceará. Hoje, com todas as realizações, comemoramos todas as conquistas já alcançadas ao longo desses seis anos. Cuidar das nossas crianças no presente é zelar pelo futuro da nossa nação e é isso que seguiremos fazendo. Agradeço a todos que fazem acontecer o Mais Infância Ceará, que é intersetorial, em especial ao governador Camilo Santana”, destacou.
A solenidade também teve as participações da secretária da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), Socorro França, da assessora especial do governador, Janaína Farias, do assessor espacial de Relações Institucionais, Nelson Martins, e do presidente da Assembleia Legislativa, o deputado Evandro Leitão.
“Eu tenho a honra de ser desse Governo, de trabalhar com a primeira-dama Onélia. A gente sente do fundo do coração que tudo isso é muito verdadeiro e que tudo isso que está sendo implantado no Ceará é para que tenhamos no futuro uma sociedade mais livre. Vejo o desejo de transformar esse Estado, e transformar pela infância, com as ações do Mais Infância Ceará, porque sei o que está sendo registrado nos municípios”, ressalta a secretária da Proteção Social, Socorro França.
“Parabenizo ao governador, a primeira-dama, aos secretários e a todos que fazem esse programa, por está tendo atenção a esse seguimento tão importante da sociedade, que são as crianças, o futuro da nossa nação. Me orgulho de ser cearense, por tudo que a gente tem acompanhado, pelo que temos os programa que estão sendo implementados”, enfatiza o deputado Evandro Leitão.
Leia também | Projeto-piloto do Ponto do Entregador começa a funcionar em Fortaleza