O prefeito de Fortaleza, José Sarto, lançou, nesta segunda-feira (09/08), o edital de seleção do projeto Juventude na Onda. Por meio da Coordenadoria de Juventude, serão selecionados 20 instrutores e 20 monitores de surfe ou bodyboarding que receberão ajuda de custo para atuarem em escolinhas pela orla da Cidade. As inscrições poderão ser realizadas até 13 de agosto, no Portal da Juventude.
O prefeito enfatizou que, neste ano, o projeto está sendo expandido. Na edição anterior, 13 instrutores haviam sido beneficiados e, agora, 20 serão selecionados. Outro diferencial é a criação da bolsa para monitores. De acordo com ele, o objetivo é selecionar projetos de diferentes pontos de Fortaleza, desde a Barra do Ceará até a Sabiaguaba.
“Temos uma orla que é muito propícia ao surfe e uma garotada que gosta muito de surfar. Estamos realizando esse projeto com a maior alegria, pois sabemos que há talentos por aí, que estão guardados e, se Deus quiser, vamos garimpá-los para o bem da Cidade. Essa é uma forma de investir na juventude e na periferia”, defendeu.
Os selecionados receberão uma ajuda de custo mensal no valor de R$ 1.000 para os instrutores e R$ 300 para os monitores. Com o incentivo, serão ofertadas aulas de surfe e bodyboarding em escolinhas de surfe, ao longo de toda a orla de Fortaleza.
O programa Juventude na Onda tem a finalidade de colaborar com a formação de uma nova geração de profissionais, afirma o coordenador especial de Políticas Públicas de Juventude, Davi Gomes. “Fortaleza é uma cidade que tem uma vocação muito forte para o esporte e a juventude precisa desse incentivo. Na Rede Cuca, a gente tem quase 30 modalidades esportivas, das quais 13 são olímpicas e o Juventude na Onda é um complemento de tudo isso”, ressaltou.
Os instrutores e os monitores selecionados participarão, obrigatoriamente, de formações, nas áreas de cidadania, meio ambiente, primeiros socorros e educação ambiental, e deverão ministrar, durante o período da ajuda de custo, aulas de surfe ou bodyboarding em uma das escolas selecionadas pelo projeto.
Leia também | Brasileiros seguem motivados para disputa do Circuito Mundial de Surfe, no México
Podem concorrer no edital pessoas que já sejam instrutores de escolas de surfe ou bodyboarding localizadas no município de Fortaleza e com disponibilidade de carga horária semanal mínima de 20 horas para as vagas de instrutores. Para as vagas de monitores, podem se inscrever jovens de 15 a 29 anos que sejam indicados pelos instrutores das escolas de surfe ou bodyboarding de Fortaleza e com disponibilidade de carga horária semanal, mínima, de 20 horas.
Os selecionados receberão camisetas, lycras, pranchas de surfe ou bodyboarding, parafinas e outros itens para as escolas de surfe. O projeto Juventude na Onda contará, também, com circuitos competitivos ao longo dos próximos meses.
Inscrições do Projeto Juventude na Onda
Período: até 13 de agosto de 2021
Link: Portal da Juventude