A vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos residentes em Fortaleza começa nesta quinta-feira (26/08). Serão priorizados os jovens restritos ao leito, que serão vacinados em domicílio pelas equipes da Atenção Primária à Saúde. De acordo com os cadastros realizados na plataforma Saúde Digital, da Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), cerca de 100 adolescentes sinalizaram a condição de restritos ao leito até esta quarta-feira (25/08). A vacinação na população adulta, para primeira e segunda doses, continua simultaneamente.
O público adolescente restrito ao leito deve aguardar a chegada das equipes de vacinação, que atuam das 8h às 17h. Os profissionais trabalham devidamente uniformizados e paramentados com todos os equipamentos de proteção individual (EPIs).
A Prefeitura reforça que, para ter acesso ao agendamento da vacinação, é necessário realizar o cadastro na plataforma Saúde Digital. No caso das pessoas que não possuem acesso à internet ou que tenham alguma dificuldade para realizar seu cadastro, a Prefeitura continua disponibilizando o cadastramento nos seguintes locais:
– 27 Centros de Referência da Assistência Social (CRAS)
– sete terminais de ônibus
– Centrais de atendimento da AMC (shoppings Benfica e RioMar Fortaleza)
– Cuca José Walter e Cuca Jangurussu
– Centro Cultural Canindezinho
Após a vacinação dos adolescentes restritos ao leito, no sábado (28/08), será iniciada a vacinação do público geral desta faixa etária. A aplicação do imunobiológico vai ocorrer por meio de agendamento, divulgado nas listas nominais publicadas no hotsite da Prefeitura de Fortaleza. O agendamento também pode ser verificado através do Vacine Já e do Aplicativo Mais Saúde Fortaleza disponível para os sistemas Android e iOS.
Em paralelo, a Prefeitura de Fortaleza segue vacinando a população geral por idade com primeira e segunda doses nos mais de 100 pontos de vacinação, entre postos de saúde, os quatro Cucas (Barra, Jangurussu, Mondubim e José Walter), Centro de Eventos, Sesi Parangaba e shoppings Iguatemi, RioMar Fortaleza, RioMar Kennedy.
Neste momento, além da aplicação da segunda dose, estão sendo realizados reagendamentos de primeira dose da população de 18 a 39 anos, dando uma segunda oportunidade aos faltosos da vacinação.
Leia também | Terceira dose da vacina será aplicada a partir de setembro, no Brasil