A Secretaria Municipal do Turismo de Fortaleza (Setfor), por meio da Escola do Turismo, realiza nesta quarta-feira (18/08), às 17h, o segundo webinário da série lançada no mês passado para debater os desafios e oportunidades do setor neste momento de retomada das atividades após a segunda onda da pandemia.
Com o tema “Retomada Econômica dos Pequenos Negócios”, o evento contará com a participação de Joaquim Cartaxo, superintendente do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/CE), e Régis Medeiros, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/CE). O secretário do Turismo de Fortaleza, Alexandre Pereira, será o mediador. O webinário será transmitido pelo perfil da Setfor, no Instagram.
O setor do turismo foi um dos que mais sofreram o impacto da pandemia. A retomada das atividades representa a oportunidade de recuperação de prejuízos e de fortalecimento da economia. De acordo com levantamento realizado pelo Sebrae, no Ceará, as micro e pequenas empresas são responsáveis por 50% dos empregos formais e representam um terço do PIB do Estado.
“Com a tendência mundial de priorização do turismo interno, os empreendimentos de menor porte terão a oportunidade de se reerguer. Então, é preciso estar preparado para aproveitar esse momento de forte tendência do turismo regional”, observa Alexandre Pereira.
A série de webinários será realizada uma vez por mês, até dezembro deste ano. Nomes como Roberto Haro Nedelciu, presidente do Conselho da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa), e Guilherme Alcorta, presidente do Panrotas, já confirmaram participação.
A Escola do Turismo tem um programa de formação abrangente focando no talento das pessoas, no empreendedorismo, na inovação, na sustentabilidade da cadeia, nas novas tendências mercadológicas, na acessibilidade e na tecnologia, internacionalizando dessa forma os profissionais do turismo.
Além de contribuir de forma decisiva para uma melhor qualificação dos recursos humanos que estão envolvidos na cadeia do turismo, a iniciativa dialoga com as Políticas Nacionais de Turismo (2018-2022), com as metas do Fortaleza 2040 e com os eixos que a Prefeitura de Fortaleza estará desenvolvendo para o setor.
As capacitações são gratuitas e voltadas ao público que trabalha diretamente com o atendimento ao turista, a órgãos públicos municipais e ao trade turístico. A primeira formação contemplou integrantes da Guarda Municipal, profissionais que têm contato frequente com os turistas para dar informações e tirar dúvidas relativas à cidade. Além de capacitação, a Escola do Turismo trabalha com o eixo de disseminação de conhecimento.
Leia também | Governador encaminha projeto de lei que institui Pacto pela Aprendizagem no Ceará