logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Cultura: Prefeitura de Fortaleza prorroga inscrições e altera Edital Cultura Tradicional Popular
Cultura Prefeitura de Fortaleza lança Edital Cultura Tradicional Popular
29/08/2021
Cultura: Museu do Amanhã ganha prêmio por contribuição à divulgação da ciência
Cultura Museu do Amanhã ganha prêmio por contribuição à divulgação da ciência
29/08/2021
Exibir tudo

Opinião O Afeganistão nosso de cada dia e a possibilidade sueca Por Roberto Claudio

Opinião: O Afeganistão nosso de cada dia e a possibilidade sueca

A vida das afegãs já foi diferente. Nas décadas de 70 e 80 reformas legislativas incentivavam a educação e o trabalho feminino, além de novas leis do casamento e de saúde | Foto: UNAMA/Fotos Públicas

A nova ascensão do Talibã ao poder no Afeganistão tem angustiado e indignado a comunidade internacional diante da supressão de liberdades e de direitos. Dentre todos os fatores que mais indignam, está o direito das mulheres afegãs, dado o histórico do grupo extremista, a despeito das tentativas dos novos ocupantes do poder moderaram o discurso.

Afinal, quem não se lembra da menina paquistanesa Malala Yousafzai, laureada com o Nobel da Paz? Ela foi brutalmente violentada pelo grupo Talibã que ocupava o Vale do Swat, no Paquistão, por simplesmente defender o direito de meninas irem à escola.

Diferente do que muitos apensam, a vida das afegãs já foi diferente. Durante as décadas de 70 e 80, por exemplo, aconteceram reformas legislativas modernizadoras que incentivavam a educação e o trabalho feminino, além de novas leis do casamento e de saúde. As cenas de desesperadas tentativas de fuga que chocam o mundo só confirmam o medo em que agoniza a população que, infelizmente, já assiste às primeiras ações radicais de um regime extremista.

O nosso sentimento não é apenas de solidariedade ou de empatia com o sofrimento dos afegãos. Na realidade, o que vemos é também a expressão da face mais radical de um problema que acontece em vários lugares do mundo.

Aqui mesmo, no Brasil, convivemos com profundas e enraizadas desigualdades de direitos de gêneros, apesar de contarmos com uma militância cada vez mais ativa e consciente, além de avanços legislativos. Um simples exemplo é de que a média salarial das mulheres brasileiras segue menor do que as dos homens nas mesmas atividades ocupacionais. E o mais grave: as cenas de violência doméstica, abusos psicológicos e de preconceitos de gênero dos mais variados tipos também persistem, acontecendo, infelizmente, com certa aceitação cultural.

E o pior ainda: essa realidade tem sido mais dura para as mulheres negras, da periferia, a maioria mantenedora única de suas famílias.  A face mais cruel desse cenário no Brasil é o feminicídio, o assassinato de mulheres cometido por razões de gênero. Com base em dados internacionais de 2015, a Organização Mundial de Saúde (OMS) revela que o Brasil ocupava a trágica quinta colocação mundial no ranking de taxa de homicídio de mulheres entre as nações de todo o mundo.

Um relatório mais recente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (Anuário Brasileiro da Segurança Pública) registou 1.350 casos de feminicídio no Brasil em 2020, número ainda maior que o de 2019. Ocorre um caso de feminicídio a cada seis horas e meia no Brasil. Apesar de ser um dado nacional, merece destaque o alto crescimento de casos, especialmente em quatro unidades da federação: Mato Grosso (57%), Roraima (44,6%), Mato Grosso do Sul (41,7%) e Pará (38,95%).

Além disso, esse relatório revela que três a cada quatro vítimas de feminicídio eram jovens mulheres, com idades entre 19 e 44 anos. Aproximadamente 62% dessas mulheres eram negras. Mais da metade das vítimas foram mortas em casa. E o agravante, que merece toda a atenção: o agressor é quase sempre uma pessoa do círculo de relação pessoal da vítima. Cerca de 82% dos assassinos eram companheiros ou ex-companheiros das vítimas.

O feminicídio é comumente o trágico epílogo de uma escalada diversa e progressiva de violências sofridas pelas mulheres. Para cada caso de feminicídio, há um número muito mais expressivo de outras naturezas de violências sofridas, muitas sem qualquer registro oficial. Ameaça, perseguição, tortura, abuso psicológico, exploração sexual e agressões físicas muitas vezes terminam no assassinato.

Assim, para muitas mulheres brasileiras a realidade atual do Afeganistão não está tão distante assim. Para além da indignação pública da sociedade civil organizada, é necessária uma afirmação política mais clara do Estado brasileiro em favor da superação dessa vergonhosa circunstância ainda presente na vida das comunidades brasileiras.

Não só legislações duras, penas e sanções cada vez mais rígidas são necessárias. É preciso modificar o contexto social, econômico e cultural das mulheres violentadas e de suas famílias. Também é imperativo que políticas públicas estimulem o acesso à educação das mulheres em todos os níveis e assegurem o direito a escola em tempo integral aos filhos, a capacitação para o trabalho, o acesso ao crédito para empreender, acesso igualitário às oportunidades de emprego e renda, o direito a espaços públicos e bens culturais adaptados às suas necessidades e interesses e, sobretudo, canais institucionais simples e acessíveis, que garantam efetiva segurança, proteção e apoio aos primeiros sinais de desrespeito aos direitos e liberdades das mulheres.

Essa é a lição de casa que o Afeganistão nos propõe. O Brasil tem capacidade de estabelecer a pauta das mulheres como orientação oficial de seus governos. Quem sabe, no futuro, sentiremos o mesmo orgulho dos suecos, que em um passo civilizatório exemplar, promove sua política externa focada nos direitos das mulheres?


Roberto Claudio Rodrigues Bezerra foi por duas vezes (2013 a 2020) prefeito de Fortaleza (CE), cidade na qual é o presidente do Diretório Municipal do PDT. É médico sanitarista, com PhD em Saúde Pública pela Universidade do Arizona.

Conteúdo original publicado no site Congresso em Foco

Leia também | Qual é o seu lugar?

Compartilhar

Artigos Relacionados

Opinião: O voto nasce no percurso

Congresso Nacional, em Brasília | Foto: reprodução

27/01/2026

Opinião: O voto nasce no percurso Por Harley Dias, estrategista político, especialista em Comunicação e Marketing Político


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade0
    Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade Nova decisão autoriza venda de canabidiol em farmácias de manipulação e amplia acesso a tratamentos com maior concentração de canabinoides
    28/01/2026
  • Tecnologia: Ceará Conectado conclui 2ª fase e amplia acesso à internet gratuita em 137 municípios0
    Tecnologia: Ceará Conectado conclui 2ª fase e amplia acesso à internet gratuita em 137 municípios Programa executado pela Etice reforça inclusão digital e prepara terceira etapa para alcançar todo o território cearense
    28/01/2026
  • Saúde: Nutricionista ferida em mergulho volta a mover o braço após tratamento experimental brasileiro0
    Saúde: Nutricionista ferida em mergulho volta a mover o braço após tratamento experimental brasileiro Internada em hospital privado, Flávia Bueno apresenta sinais de resposta motora após uso de proteína polilaminina; família arrecada recursos para custear tratamento
    28/01/2026
  • Meio Ambiente: Observatório do Clima entrega ao governo recomendações para transição energética justa0
    Meio Ambiente: Observatório do Clima entrega ao governo recomendações para transição energética justa Organizações defendem redução gradual da produção de petróleo e avanço acelerado das fontes limpas no Brasil
    28/01/2026
  • Educação: Inep passa a emitir declaração de conclusão do ensino médio a partir desta sexta-feira0
    Educação: Inep passa a emitir declaração de conclusão do ensino médio a partir desta sexta-feira Documento poderá ser solicitado online por estudantes que fizeram o Enem e atingiram a pontuação mínima exigida
    28/01/2026
  • Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump0
    Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump Presidente defende diálogo direto com líder norte-americano para fortalecer relações bilaterais
    28/01/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas