Os frequentadores de quatro Parques Estaduais do Ceará puderam aproveitar na manhã deste domingo (18/07) das atividades oferecidas pelo Projeto Viva o Parque, realizado aos domingos pela Secretaria do Meio Ambiente (Sema). Quem foi ao Parque do Cocó, Arie do Sítio Curió, Apa do Estuário do Rio Ceará-Maranguapinho e Parque Botânico, em Caucaia, tiveram acesso a diversas atividades de lazer, esporte, cultura e entretenimento. Os Parques Estaduais ficaram fechados para o público durante cinco meses, em virtude da pandemia no novo Coronavírus. As atividades puderam ser retomadas por causa do efeito das medidas de combate à Covid-19 no Ceará, que têm diminuído o número de casos e mortes, além do avanço na vacinação da população.
No Parque do Cocó, a movimentação foi intensa durante toda a manhã e nem todos os frequentadores estavam atentos à utilização correta das máscaras de proteção.
O diretor e gestor do Parque do Cocó, Paulo Lyra, explicou que equipes da Polícia Militar Ambiental e da Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) estarão atuando nos parques para orientar a população em relação ao cumprimento integral das medidas previstas no decreto estadual que estabelece que o uso de máscaras de proteção é obrigatório em todo o Ceará. Além deles, os educadores ambientais do Cocó orientam o público em relação às medidas sanitárias.
Leia também | Camilo Santana parabeniza times cearenses e autoriza recuperação do gramado do Castelão
O Projeto Viva o Parque propicia à população a oportunidade de reaproximar-se da natureza através de atividades de educação ambiental, práticas esportivas, lazer e recreação, realizadas em áreas de Unidades de Conservação Estaduais.
O projeto é realizado todas as manhãs de domingo e conta com uma programação diversificada para todas as idades: oficinas ambientais, aulas de dança, palestras, contação de histórias infantis, brincadeiras tradicionais, trilhas ecológicas, massagem, apresentações culturais, entre outras.
Além das atividades oferecidas pelo projeto, as famílias têm a oportunidade de curtir o domingo realizando piqueniques, aniversários, encontros de amigos… Tudo isso em meio à natureza.
Quando: Domingos, das 8 às 12 horas
Onde: Parque Estadual do Cocó, na Floresta do Curió e na APA do Maranguapinho; Parque Estadual Botânico (domingos, das 9 às 12 horas)