A proposta foi apresentada durante uma reunião de trabalho na Capitania dos Portos do Ceará. O Secretário do Turismo do Ceará, Arialdo Pinho, e o vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, foram recebidos pelo Capitão de Mar e Guerra, Ricardo Barillo Cruz, comandante da Capitania, que apresentou um esboço do possível roteiro.
A ideia é desenvolver um roteiro envolvendo os principais faróis da Marinha do Brasil existentes no litoral cearenses, a exemplo do que acontece em outros países do mundo. A Setur abraçou a proposta de imediato, uma vez que está providenciando a reforma do antigo Farol do Porto do Mucuripe, que poderá se tornar um ponto de visitação na capital cearense.
Leia também | Guaramiranga, a “Suíça” cearense
O Ceará possui faróis em localidades como Camocim, Jericoacoara, Icapuí, Fortim, Fortaleza, entre outras, e, segundo o secretário do turismo será oferecida uma opção a mais de roteiro para os turistas que visitam o Estado, além de ser uma oportunidade para que empreendedores locais comercializem seus produtos e serviços.
“Pretendemos instalar equipamentos turísticos ao lado desses faróis, num segundo momento, como infraestrutura de gastronomia e feira de artesanato, com o objetivo de promover mais uma opção de desenvolvimento para os locais onde existem esses faróis”, ressaltou Arialdo Pinho.
Leia Também | Nasce uma nova rota turística no Ceará