A Biblioteca Pública do Ceará realiza entre os dias 27 e 29 de julho o webinário “Mediação da Leitura em um Mundo Conectado”. O seminário virtual abre um ciclo de debates e reflexões sobre a mediação de leitura e o papel das instituições culturais, especialmente as bibliotecas, por possuírem e serem espaços plurais, onde muitas vozes se encontram na composição de uma realidade conectada com o mundo e o direito à leitura.
A programação conta com a participação de Hugo Monteiro, Laiana Ferreira, Joana Páscoa, Goreth Albuquerque, Tadeu Feitosa, Tino Freitas, Raquel Santos, Paula Yemanjá, Fabiano Piúba, Eliana Yunes, Cleudene Aragão, Lídia Eugênia e Madalena de Paula.
O mundo conectado deu à leitura outras dimensões porque abriu não só novas ambiências de leitura, mas as práticas leitoras se multiplicaram. Hoje exercitamos essas práticas nas trocas com as mídias, com as tecnologias e suas linguagens orais, verbais, sonoras, imagéticas. As leituras, que sempre foram plurais, agora são híbridas, polifônicas, em hipertextos os mais diversos.
Professor Tadeu Feitosa, coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFC, participa da mesa redonda “Mediação cultural, espaços e ambiências de promoção da leitura”, no dia 28/07.
• Dia 27 – Mesa “Leitura Mediada, Literatura e a Arte de Cuidar”
• Dia 28 – Mesa “Mediação Cultural, Espaços e Ambiências de Promoção da Leitura”
• Dia 29 – Mesa “Conversa Sobre Leitura, Vida e Educação”
A atividade, que será transmitida ao vivo pelo Youtube da BECE, sempre às 10h, reunirá diferentes profissionais dedicados ao mundo do livro, leitura, literatura e bibliotecas.
Leia também | Lei de cotas para pessoas com deficiência completa 30 anos