logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Automóvel: MINI Cooper Elétrico vence Euro NCAP Best in Class e se consolida como o mais seguro da categoria
Automóvel: MINI Cooper Elétrico vence Euro NCAP Best in Class e se consolida como o mais seguro da categoria
17/01/2026
Direito: Emprego doméstico exige carteira assinada mesmo com beneficiário de programa social, alerta especialista
Direito: Emprego doméstico exige carteira assinada mesmo com beneficiário de programa social, alerta especialista
17/01/2026
Exibir tudo

Opinião: O paradoxo iraniano no Oriente Médio  Por Victor Missiato, professor de História

Opinião: O paradoxo iraniano no Oriente Médio

Mapa do Oriente Médio ilustra a complexa disputa geopolítica envolvendo Irã, Israel, Estados Unidos e grupos armados regionais | Foto: reprodução

Enfraquecimento do Irã, ofensiva de Israel e Estados Unidos e riscos de instabilidade ampliam incertezas sobre o futuro da região.

17 de janeiro de 2026 — O tabuleiro geopolítico do Oriente Médio passou por profundas transformações nos últimos anos, impulsionado por conflitos que envolveram diferentes movimentos políticos islâmicos e o Estado de Israel. Desde os ataques do Hamas, em 7 de outubro de 2023, mudanças sensíveis ocorreram na região. Ao anunciar uma forte resposta ao Hamas e a seus aliados, o governo de Benjamin Netanyahu enfraqueceu um amplo arco de alianças que tinha no Irã sua principal referência.

A nova escalada de tensões ocorre em um ambiente no qual diversos atores regionais e globais buscam redefinir o equilíbrio de poder. A ofensiva inicial do Hamas pretendia provocar uma reação militar israelense que, além de causar danos, comprometesse a imagem de Israel perante a comunidade internacional. A estratégia, porém, não obteve o efeito desejado no que diz respeito às ações conduzidas por Netanyahu.

Com o retorno de Donald J. Trump à presidência dos Estados Unidos, Washington e Tel Aviv reforçaram sua aliança militar e diplomática. O governo israelense passou a agir com menor preocupação diante da pressão internacional, priorizando o objetivo de enfraquecer ou desarticular a estrutura militar e política do Hamas. Paralelamente, grupos aliados ao movimento — como o Hezbollah, no Líbano, e os houthis, no Iêmen — intensificaram suas ações, sustentados pelo Irã por meio do fornecimento de armas, treinamento, inteligência e cooperação estratégica.

>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<

Diante desse cenário, Israel e Estados Unidos desenvolveram uma estratégia conjunta para atingir as principais lideranças dessas organizações, cuja hierarquia rígida as torna particularmente vulneráveis a ataques direcionados. Vários comandantes foram eliminados por meio de tecnologia avançada — como beepers, armadilhas utilizadas no Líbano — e por operações de inteligência que permitiram neutralizar os houthis no Iêmen.

Em uma fase seguinte, a aliança EUA–Israel ampliou seu escopo e passou a atacar diretamente estruturas estratégicas do Irã. As ofensivas enfraqueceram partes do programa nuclear iraniano e de seu aparato bélico, agravando ainda mais a situação interna de um país já pressionado por anos de sanções internacionais. A alta generalizada de preços, a inflação crescente e a deterioração das condições de vida alimentaram protestos populares e ampliaram a rejeição ao regime iraniano, historicamente criticado por sua postura repressiva ao longo do século XXI.

O ponto de inflexão desse processo reside justamente na deterioração da imagem do governo iraniano perante sua população e no aumento da pressão norte-americana por uma possível mudança de regime. Contudo, o ritmo e os rumos dessa transformação não dependem exclusivamente de Washington. O Oriente Médio abriga países com lideranças fortemente centralizadoras — como Turquia e Arábia Saudita — cujos interesses divergem dos iranianos, mas que também podem ser profundamente impactados por uma ruptura brusca na ordem regional.

Uma eventual queda do regime iraniano poderia desestabilizar alianças, reacender conflitos e alterar a correlação de forças entre múltiplos atores — de Israel ao Golfo, passando por Iraque, Síria, Líbano e Iêmen. A própria Síria vive um processo de reconfiguração política apoiado pela Turquia; as monarquias da Península Arábica, lideradas pela Arábia Saudita, buscam ampliar sua influência; e Israel, sob Netanyahu, atravessa um período de forte centralização do poder. Esses elementos tornam ainda mais complexa a formulação de uma estratégia clara diante da República Islâmica do Irã.

Assim, o debate central entre diplomatas e analistas concentra-se em até que ponto o enfraquecimento do poder iraniano poderá desencadear o colapso do frágil equilíbrio construído após a redução da influência de grupos radicais apoiados por Teerã. Os desdobramentos — tanto externos quanto internos — definirão não apenas o futuro da política regional, mas também o contorno de uma possível nova ordem no Oriente Médio.


Victor Missiato é professor de História do Colégio Presbiteriano Mackenzie Tamboré. Doutor em História e analista político


O conteúdo dos artigos assinados não representa necessariamente a opinião do Mackenzie.


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz.


Sobre os Colégios Presbiterianos Mackenzie 

Victor Missiato | Foto: divulgação

Os Colégios Presbiterianos Mackenzie são reconhecidos, hoje, pela qualidade no ensino e educação que oferecem aos seus alunos, enraizada na antiga Escola Americana, fundada em 1870, pelo casal George e Mary Chamberlain, em São Paulo. A instituição dispõe de unidades em São Paulo, Tamboré (em Barueri-SP), Brasília (DF) e Palmas (TO). Com todos os segmentos da Educação Básica – Educação Infantil (Maternal, Jardim I e II), Ensino Fundamental e Ensino Médio, procura o desenvolvimento das habilidades integrais do aluno e a formação de valores e da consciência crítica, despertando o compromisso com a sociedade e formando um indivíduo capaz de servir ao próximo e à comunidade. No percurso da história, o Mackenzie se tornou reconhecido pela tradição, pioneirismo e inovação na educação, o que permitiu alcançar o posto de uma das renomadas instituições de ensino que mais contribuem para o desenvolvimento científico e acadêmico do País.


Leia também | O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno

Opinião: O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno

Tags: Irã, Oriente Médio, geopolítica, conflitos no Oriente Médio, Israel, Estados Unidos, Hamas, Hezbollah, houthis, Benjamin Netanyahu, Donald Trump, política internacional, análise política, segurança internacional, sanções ao Irã, programa nuclear iraniano, equilíbrio regional, Portal Terra Da Luz

Compartilhar

Artigos Relacionados

O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno

Prisão de Nicolás Maduro, tensões geopolíticas e desequilíbrio entre Poderes colocam em xeque o Direito Internacional e o futuro econômico do Brasil | Foto: reprodução

16/01/2026

Opinião: O Brasil e o mundo para 2026: ordem global e caos interno Por Ives Gandra da Silva Martins, jurista


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Pesquisa Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

  • 10/12/2025

    PAOLA SANTA ROSA DE MACEDO Comentado em Saúde: Corrida em alta aumenta lesões no joelho: saiba quando procurar um especialista

Últimas Notícias

  • Perícia: Como funcionam as tecnologias usadas pela Polícia Federal para extrair dados de celulares no Brasil0
    Perícia: Como funcionam as tecnologias usadas pela Polícia Federal para extrair dados de celulares no Brasil Ferramentas avançadas permitem acesso a informações mesmo com aparelhos desligados ou bloqueados, reforçando investigações criminais
    17/01/2026
  • Gestão: Controladoria da Alece conquista reconhecimento nacional em transparência e gestão pública em 20250
    Gestão: Controladoria da Alece conquista reconhecimento nacional em transparência e gestão pública em 2025 Assembleia Legislativa do Ceará recebe Selos Diamante e A e se destaca como única do Nordeste no nível máximo de excelência
    16/01/2026
  • Educação: Governo anuncia ferramentas digitais para orientar candidatos do Enem 20260
    Educação: Governo anuncia ferramentas digitais para orientar candidatos do Enem 2026 Inteligência artificial e mensagens personalizadas vão auxiliar estudantes no acesso ao Sisu, Prouni e Fies
    16/01/2026
  • Investigação: Delegada recém-empossada é presa em SP por suspeita de advogar para o PCC0
    Investigação: Delegada recém-empossada é presa em SP por suspeita de advogar para o PCC Layla Lima Ayub é investigada por organização criminosa e lavagem de dinheiro; Ministério Público aponta vínculo pessoal e profissional com integrantes da facção
    16/01/2026
  • Educação: Como usar a nota do Enem 2025 para estudar no Brasil ou no exterior0
    Educação: Como usar a nota do Enem 2025 para estudar no Brasil ou no exterior Resultado divulgado nesta sexta-feira amplia possibilidades de acesso ao ensino superior, programas do governo e universidades internacionais
    16/01/2026
  • Exame toxicológico passa a ser exigido na primeira CNH: veja quais drogas dão positivo e como funciona a detecção0
    Habilitação: Exame toxicológico passa a ser exigido na primeira CNH: veja quais drogas dão positivo e como funciona a detecção Teste identifica o uso de substâncias psicoativas nos últimos meses e reprova candidatos mesmo sem medir a quantidade consumida
    16/01/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas