

Lucas Paquetá e Vini Jr. pelo Flamengo em 2018 | Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
28 de janeiro de 2026 – O Flamengo anunciou oficialmente, nesta quarta-feira (28), o retorno do meio-campista Lucas Paquetá, em uma negociação histórica que estabelece um novo recorde no futebol brasileiro. Revelado nas categorias de base do clube, o jogador de 28 anos deixa o West Ham, da Inglaterra, após ser negociado por 42 milhões de euros, cerca de R$ 260 milhões, e assinou contrato válido por cinco temporadas com o Rubro-Negro.
A repatriação encerra uma longa novela envolvendo o nome do atleta e marca a maior contratação já realizada pelo Flamengo e por clubes brasileiros, superando cifras anteriores do mercado nacional.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A previsão é que Lucas Paquetá desembarque no Brasil ainda nesta semana, entre quinta e sexta-feira. Caso tenha seu nome publicado no Boletim Informativo Diário (BID) da CBF até sexta-feira, o meia poderá estrear já no domingo, na final da Supercopa do Brasil, diante do Corinthians.
Paquetá estava afastado dos últimos compromissos do West Ham por conta de um desconforto nas costas e também pelo desejo manifestado ao clube inglês de retornar ao Brasil, o que contribuiu para sua ausência nos jogos recentes.
Na temporada 2025/2026, Lucas Paquetá disputou 19 partidas pelo West Ham, com cinco gols marcados e uma assistência. Sua última atuação foi no dia 6 de janeiro, na derrota para o Nottingham Forest, quando iniciou a partida como titular. O brasileiro vinha sendo peça importante no elenco inglês até o período que antecedeu a transferência.
Revelado pelo Flamengo, Paquetá estreou no time profissional em 2016 e se consolidou como titular em 2017. Em janeiro de 2019, foi vendido ao Milan, seguindo depois para o Lyon e, posteriormente, para o West Ham, em 2022. Mesmo fora do país, o jogador sempre manifestou publicamente o desejo de retornar ao clube que o revelou.
“Tenho amor a essa camisa e sempre fui feliz jogando aqui. Saio com a certeza de que um dia voltarei”, afirmou Paquetá em sua despedida, antes da ida para a Europa.
Com o retorno, o Flamengo reforça o elenco para a temporada 2026 e amplia suas ambições esportivas, apostando em um jogador identificado com o clube e em plena maturidade técnica.
Leia também | Maracanã inicia instalação de câmeras do impedimento semiautomático
Tags: Flamengo, Lucas Paquetá, mercado da bola, futebol brasileiro, contratação recorde, Rubro-Negro, Supercopa do Brasil, Brasileirão 2026, futebol nacional, reforços do Flamengo, West Ham, futebol europeu, retorno ao Flamengo, Portal Terra Da Luz