
Evento realizado em Washington organizou as 48 seleções em 12 grupos | Foto: reprodução
05 de dezembro de 2025 – A seleção brasileira já conhece seus primeiros desafios rumo ao hexacampeonato. O Brasil foi sorteado como cabeça de chave do Grupo C da Copa do Mundo de 2026 e enfrentará Marrocos, Haiti e Escócia na fase inicial do torneio, que será disputado em três países: Canadá, Estados Unidos e México. As partidas da Seleção acontecerão nos dias 13, 19 e 24 de junho.
O Brasil vem de uma campanha marcada por altos e baixos. Na última edição, a Seleção caiu nas quartas de final para a Croácia e, desde o pentacampeonato conquistado em 2002, a melhor colocação foi o quarto lugar em 2014.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
11º colocado no ranking da Fifa e semifinalista da Copa de 2022, Marrocos chega fortalecido e com grande expectativa. A base do time que surpreendeu no Catar foi mantida, incluindo o técnico Walid Regragui. Os marroquinos estão invictos desde janeiro de 2024 e tiveram campanha perfeita nas eliminatórias: oito vitórias em oito jogos, 22 gols marcados e apenas dois sofridos.
O destaque é o lateral Achraf Hakimi, referência técnica e liderança do elenco.
Histórico contra o Brasil: três confrontos, com duas vitórias brasileiras e uma marroquina.
Em Copas: único duelo ocorreu em 1998, com vitória do Brasil por 3 a 0.
A Escócia retorna à Copa após 28 anos de ausência. A classificação veio nos acréscimos da última rodada das Eliminatórias, em vitória por 4 a 2 sobre a Dinamarca. Liderada por Scott McTominay, campeão italiano pelo Napoli, a seleção escocesa busca surpreender mesmo após uma campanha irregular na Liga das Nações e ausência na Euro.
Histórico contra o Brasil: dez jogos, com oito vitórias brasileiras e dois empates.
Em Copas: quatro confrontos, todos com vantagem do Brasil — o último em 1998, vitória por 2 a 1.
Grande surpresa das Eliminatórias da Concacaf, o Haiti volta a disputar uma Copa após mais de cinco décadas. A equipe liderou seu grupo à frente de Honduras e Costa Rica, e aposta no meia Jean-Ricner Bellegarde e no zagueiro Ricardo Adé, da LDU.
Histórico contra o Brasil: três jogos, todos com vitória da Seleção.
Em Copas: nunca se enfrentaram.
A Copa terá formato inédito, com 48 seleções e 104 partidas. A competição será dividida em três regiões — Oeste, Central e Leste — reduzindo deslocamentos durante a fase de grupos.
O jogo de abertura será em 11 de junho de 2026, no Estádio Azteca, na Cidade do México. A decisão está marcada para 19 de julho, no Estádio MetLife, em Nova Jersey.
Principais datas:
As seleções terão ao menos três dias de descanso entre as partidas, exceto entre as semifinais e a disputa do terceiro lugar. A Fifa também permitirá amistosos até cinco dias antes da estreia de cada equipe.
Leia também | Mega-Sena acumula e prêmio principal sobe para R$ 12 milhões
Tags: Copa do Mundo 2026, Brasil Grupo C, Seleção Brasileira, Marrocos, Escócia, Haiti, Mundial 2026, Fifa, calendário da Copa 2026, Eliminatórias, análise dos adversários, futebol internacional, estádio Azteca, Estados Unidos 2026, Canadá 2026, México 2026, Achraf Hakimi, Scott McTominay, Jean-Ricner Bellegarde, Ricardo Adé, Walid Regragui, Steve Clarke, Sébastien Migné, campanha do Brasil, sorteio da Copa, ge, futebol mundial, datas da Copa, MetLife Stadium, Hard Rock Stadium, tabela da Copa