A Secretaria da Proteção Social (SPS) certificou, nessa segunda-feira (24), jovens do programa Primeiro Passo, na linha Jovem Aprendiz, em Itapipoca. A titular da SPS, Onélia Santana, anunciou a meta de chegar à marca de 500 jovens qualificados para o mercado de trabalho, ainda neste ano, no município. A cerimônia contou com a presença do prefeito da cidade, Felipe Pinheiro, e da primeira-dama e secretária de Assistência Social, Direitos Humanos e Habitação, Liziany Medeiros.
O evento certificou 71 concludentes dos cursos de Manicure e Pedicure, Auxiliar de Linha de Produção e Assistente de Comércio. Caio Ronald participou da certificação como concludente do curso de Auxiliar de Produção. Para ele, a experiência foi muito importante. “Foi uma jornada de muitos aprendizados e amadurecimentos e, graças a essa oportunidade, eu e outros jovens ingressamos no mercado de trabalho”, declarou.
Beneficiário do programa, Artur Braga, que estagia há 10 meses como auxiliar administrativo no hospital São Camilo, falou sobre a importância dessa política pública. “Como jovem aprendiz, pude entrar no mercado de trabalho, algo que parecia distante há pouco tempo. Sei que, assim como eu, muitos jovens de todo o Ceará estão mais preparados para seguir sua carreira e construir um futuro melhor”.
A secretária Onélia Santana ressaltou a parceria entre a prefeitura de Itapipoca e o Governo do Estado, e destacou os cursos profissionalizantes promovidos pela SPS. “Vamos fechar os 500 jovens qualificados. Desde o início desta gestão, só com a SPS, são mais de 300 jovens qualificados, de 60 a 80% encaminhados para o mercado de trabalho”. A secretária adiantou que novas três turmas serão iniciadas em breve, nas tipologias de Assistente de Produção, Assistente de Comércio e Auxiliar Administrativo, todas do programa Primeiro Passo, além de outras duas do programa Criando Oportunidades.
Para o prefeito Felipe Pinheiro, é importante agora ampliar o número de empresas parceiras para ampliar a empregabilidade. “A gente busca oportunidade de trabalho, de emprego para que nossos jovens tenham renda, ficar independente dos pais da gente, e é isso que esse programa propicia”, frisou.
Trabalhando há dois anos no hospital São Camilo, Deysiele foi contratada pela empresa após o período como Jovem Aprendiz. “O processo de aprendizagem foi muito bonito. O projeto é uma oportunidade para entrarmos no mercado de trabalho como profissionais e, por isso, precisamos agarrar essa oportunidade e fazer nossa parte durante o curso”, salientou.
O Jovem Aprendiz atende pessoas de 14 a 24 anos, cursando ou egressos do Ensino Fundamental e Médio da rede pública. Eles são capacitados para o mercado de trabalho e encaminhados a seleção de empresas privadas. Após a contratação, recebem formação teórica, com fardamento e material didático fornecidos pela SPS. A empresa paga a remuneração e os cursos seguem o Catálogo Nacional de Programas de Aprendizagem Profissional (Conap).
Hoje gestor de Recursos Humanos do Hospital São Camilo, Davi Lima, já foi um Primeiro Passo e enfatiza a relevância das políticas públicas para aumento das perspectivas de realização profissional. “Nós, que somos das empresas parceiras, a gente se sente privilegiado por estar fazendo esse processo andar, sei o quanto essa iniciativa é importante para os nossos jovens de hoje”, destacou.
A secretária da Proteção Social, Onélia Santana, recebeu, nessa segunda (24), o título de cidadã itapipoquense. A titular da SPS recebeu a homenagem na Câmara Municipal de Itapipoca, ao lado do prefeito Felipe Pinheiro, da primeira-dama Liziany Medeiros, e do vereador Zé Carlos do Arapari, autor da solicitação. “Recebo essa homenagem como muita humildade e muita responsabilidade com o povo de Itapipoca”, destacou.
Por Assessoria de Comunicação da SPS
Leia também| Com grandes atrações, São João do Aracati 2024 acontece neste fim de semana