O câncer de pulmão é um das principais causas de morte por neoplasias em todo o mundo. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, INCA, é o terceiro mais comum em homens e o quarto em mulheres no Brasil. As estimativas de câncer de traqueia, brônquio e pulmão para o triênio de 2023 a 2025 são de 32.560 novos casos por ano, segundo o Ministério da Saúde. A Campanha Agosto Branco tem o objetivo de conscientizar a população sobre a doença.
Em cerca de 85% a 90% dos diagnósticos, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados do tabaco. Afirma o médico, cirurgião torácico do CRIO, dr. Rafael Siqueira. O especialista alerta ainda que o uso do fogão a lenha, muito comum no interior do estado, pode ser também um fator de risco.
Para os oncologistas do Centro Regional Integrado de Oncologia, referência no tratamento de câncer, as campanhas como ‘Agosto Branco’ são importantes para minimizar o risco da doença.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O diagnóstico precoce do câncer de pulmão é possível em apenas parte dos casos, pois a maioria dos pacientes só apresenta sinais e sintomas em fases mais avançadas da doença. Os sintomas mais comuns e que devem ser investigados são: dificuldade para respirar, dor no peito, tosse e rouquidão persistentes, sangramento pelas vias respiratórias, fraqueza e perda de peso.
O tratamento envolve equipe multidisciplinar e depende de cada paciente e das características do tumor.
Não fumar, praticar atividade física, manter uma boa alimentação e evitar a exposição a agentes químicos (como arsênico, asbesto, berílio, cromo, radônio, urânio, níquel, cádmio, cloreto de vinila e éter de clorometil), presentes em determinados ambientes de trabalho, são práticas que contribuem na prevenção.
Centro Regional Integrado de Oncologia
Endereço: Rua Francisco Calaça, 1300 – Álvaro Weyne, Fortaleza – CE
Leia também| Em cenário paradisíaco, Bhaskar apresenta nova edição do ‘Follow The Sun’, em Fortaleza