

A região de Sobral é conhecida pela quantidade e gravidade de eventos sísmicos, que têm se intensificado desde o ano de 2008 | Foto: divulgação/Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis/UFRN)
Os moradores de três comunidades do município de Alcântaras, na Região Norte do Ceará, acordaram na madrugada deste sábado (06/08) com um susto! Eram 4h40 da madrugada quando um abalo sísmico sacudiu a terra. Às 6h20, um outro tremor causou ainda mais espanto nas comunidades de Santa Bárbara, Carmolândia e Santo Antonio dos Fernandes, na serra do Rosário.
A rede sismográfica de Sobral, maior município da região, registrou abalos que marcaram, respectivamente, 1,7 e 1,6 graus na escala Richter, que vai até 9, segundo informou o professor doutor Eduardo Meneses.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A região de Sobral é conhecida pela quantidade e gravidade de eventos sísmicos, que têm se intensificado desde o ano de 2008. O evento de maior magnitude (4,2 graus) ocorreu em maio daquele ano e, desde então, a população tem relatado eventos cada vez mais frequentes.
Segundo Eduardo Menezes, existe uma falha geológica na Região Norte do Ceará que está ativa. A falha, denominada de Riacho Fundo, está localizada na Serra do Rosário, no Município de Meruoca. Os esforços no interior da Terra movimentam a placa e gera os tremores.
A Defesa Civil de Sobral recebeu as primeiras ligações relativas aos eventos sísmicos ainda na madrugada e está acompanhando a evolução dos eventos sísmicos em toda a região.
Leia também | Praias motivam viagens de 5 a cada 10 brasileiros