

Defesa Civil Alerta é ativado em fase de teste no Nordeste | Foto: Antônio Cruz/Agência Brasil
14 de junho de 2025 — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou neste sábado (14), em Brasília, da ativação do novo sistema Defesa Civil Alerta, voltado ao envio de mensagens emergenciais por celular em situações de risco. O sistema foi testado em 36 municípios dos nove estados do Nordeste, com previsão de início oficial de operação na próxima quarta-feira (18).
Durante o teste, os moradores das cidades selecionadas receberam a seguinte mensagem em seus dispositivos móveis:
“ALERTA EXTREMO – Defesa Civil: ALERTA DE DEMONSTRAÇÃO do novo sistema de alerta de emergência no estado. Para mais informações, consulte o site do Defesa Civil Alerta.”
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Segundo o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, o sistema foi desenhado para sobrepor qualquer conteúdo que esteja sendo exibido no celular, emitindo um som de alerta audível mesmo com o aparelho em modo silencioso. O aviso será enviado a todos os dispositivos compatíveis localizados na área de risco, sem necessidade de cadastro prévio.
Durante o evento, Lula defendeu o fortalecimento da defesa civil nos municípios. “Muitas vezes, as pessoas ficam sem nenhuma informação e acabam fugindo desorientadas. Uma saída desordenada pode ser mais perigosa do que o próprio desastre”, alertou o presidente.
Lula também destacou a necessidade de uma “defesa civil profissional” em todo o país: “Mais dia, menos dia, todo prefeito vai precisar da Defesa Civil. É preciso ter pessoas capacitadas para enfrentar emergências.”
Waldez Góes reforçou que o sistema já está disponível desde o final de 2024 para os estados do Sul e Sudeste. Atualmente, os estados do Norte e do Centro-Oeste estão em processo de capacitação e certificação. A expectativa do governo é de que, até o fim de 2025, o Defesa Civil Alerta esteja presente em todo o território nacional.
Alagoas: Maceió, Marechal Deodoro, Pilar, São Luís do Quitunde
Bahia: Salvador, Ilhéus, Vitória da Conquista, Santa Cruz Cabrália
Ceará: Fortaleza, Aquiraz, Caucaia, Uruburetama
Maranhão: São Luís, Paço Lumiar, Trizidela do Vale, Imperatriz
Paraíba: João Pessoa, Alagoa Nova, Itatuba, Coremas
Pernambuco: Recife, Jaboatão dos Guararapes, Caruaru, Ipojuca
Piauí: Teresina, Urucuí, Picos, Esperantina
Rio Grande do Norte: Natal, Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Extremoz
Sergipe: Aracaju, Barra dos Coqueiros, Estância, Lagarto
Leia também | ONS projeta estabilidade na demanda de carga no país, com exceção do Sudeste/Centro-Oeste