

Taekwondo garante ao Brasil a primeira medalha dourada nos Jogos Universitários | Foto: Wander Roberto/COB
20 de julho de 2025 — O Brasil estreou no topo do pódio dos Jogos Mundiais Universitários (JMU) 2025 com uma atuação memorável da atleta Maria Clara Pacheco, de 21 anos. A medalha de ouro no taekwondo, conquistada neste sábado (19) na cidade de Essen, na Alemanha, é a primeira da delegação brasileira na competição.
Na final da categoria até 57 kg, Maria Clara derrotou a tunisiana Chaima Toumi por 2 a 0, com parciais de 3/2 e 5/3, mesmo enfrentando problemas de saúde ao longo do dia. “Foi uma luta mais de coração. Eu estava mal, fraca, tive que ir ao médico. A fisioterapeuta da CBDU me salvou para que eu conseguisse competir”, relatou a campeã.
O ouro foi conquistado sob aplausos e vibração não apenas da torcida brasileira, mas também do público alemão presente no Messe Essen, centro de exposições que sediou a disputa.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O feito tem um sabor especial para Maria Clara, que disputou as Olimpíadas de Paris e os Jogos Pan-Americanos, onde amargou uma derrota na final. “Esse ouro é como uma redenção. Sonhei com ele desde que cheguei. Ser a primeira medalhista do Brasil nos JMU é algo que eu queria muito. Missão cumprida”, declarou, emocionada.
A temporada de 2025 tem sido de vitórias importantes para a atleta. Em junho, ela já havia subido ao lugar mais alto do pódio no Grand Prix de Taekwondo, realizado em Charlotte (EUA), quando venceu a chinesa Luo Zongshi, campeã mundial em 2022 e sua algoz nas quartas de final das Olimpíadas.
“Foi um começo de ano intenso, mas todas as medalhas foram douradas. Não tenho do que reclamar”, disse Maria Clara.
Além do ouro de Maria Clara, o Brasil levou o bronze com Matheus Giilliard Gonçalves Silva, na categoria até 54 kg. Ele chegou à semifinal, mas foi superado pelo canadense Nithan Brindamohan, que acabou levando o ouro.
Leia também | Ministério do Turismo fortalece pesca esportiva e promove turismo sustentável na Amazônia Legal
Tags: Maria Clara Pacheco, taekwondo Brasil, Jogos Mundiais Universitários 2025, JMU Alemanha, ouro no taekwondo, CBDU, esportes universitários, esportes de combate, Charlotte Grand Prix, Luo Zongshi, Matheus Giilliard, taekwondo brasileiro, atletas olímpicos brasileiros, esportes Brasil 2025