Como parte do programa de segurança viária desenvolvido na cidade, a Prefeitura de Fortaleza disponibiliza uma plataforma digital que fornece dados de acidentes registrados nas vias municipais. Intitulada Plataforma Vida, a ferramenta funciona desde dezembro de 2020 e busca uma melhor compreensão da problemática de mortes e feridos no trânsito.
Ao acessar o catálogo de serviços do site da Prefeitura de Fortaleza ou ainda a página específica AMC Trânsito, qualquer cidadão pode obter informações gratuitas sobre os acidentes ocorridos na cidade, podendo filtrar por período, tipo de veículo, severidade, natureza e bairro.
O usuário pode também elaborar e exportar gráficos e mapas de forma interativa a partir dos filtros disponíveis. É possível ainda fazer o download dos Relatórios Anuais de Segurança Viária e da base de informações que compõe a Plataforma.
De acordo com Juliana Coelho, superintendente da AMC, é preciso conhecer o problema de forma criteriosa para nortear as soluções técnicas e comportamentais adequadas. “Analisar toda a complexidade da ocorrência do acidente nos ajuda a planejar as nossas intervenções de mobilidade urbana, seja no âmbito da engenharia, educação ou fiscalização, sempre com foco na redução de sinistros e na promoção da segurança de todos”, defende.
Pelo sexto ano consecutivo, Fortaleza registrou uma redução no número de mortes no trânsito. A Capital contabilizou uma queda de cerca de 51% no quantitativo de vítimas fatais a cada 100 mil habitantes, saindo de 14,7 em 2014 para 7,2 em 2020.
Em 2014, os acidentes de trânsito foram a quinta causa de morte na cidade, de acordo com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Em 2020, a posição no ranking caiu para a 16ª, ocupando o melhor lugar até o momento.
Leia também | Incêndio que ilhou turistas já percorre 20 km na região dos Veadeiros