O município de Crateús, no sertão do Ceará, recebeu nesta terça-feira (14/12), a quinta base da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer). O investimento na compra de equipamentos foi de quase R$ 2 milhões e faz parte do processo de regionalização das forças de segurança pública realizado pelo Governo do Ceará, com o objetivo de levar os serviços para cada vez mais perto da população.
A equipe da Ciopaer de Crateús vai auxiliar no trabalho de policiamento, no resgate aeromédico, entre outros serviços.
“Quando assumi o governo nós só tínhamos uma base da Ciopaer, lá em Fortaleza. Inauguramos no Cariri, Quixadá e Sobral, todas com helicóptero 24 horas. E, aqui, estamos inaugurando a quinta base. Serão 17 municípios atendidos”, informou o governador Camilo Santana.
“Além disso, vai transportar pessoas com problema de saúde. Temos todos os equipamentos para colocar pacientes e transportá-los aqui da região para outro hospital que tenha o suporte. É por isso que vai ter médico aqui 24h para atender e a ajudar a salvar vidas da população de Crateús e região”, reforçou Camilo, ao comentar sobre outras funções que serão cumpridas pela base da Ciopaer.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ<<<<<
A nova unidade prestará atendimento em todos os municípios do Sertão de Crateús, além de Quiterianopólis, Tauá, Parambu e Croatá. A estrutura conta com base operacional, área de resguardo de aeronaves, sala de armas e de comando, hangar, galpões para estocagem de combustível e sala de oficina e manutenção. A base vai contar, diariamente, com o trabalho de 12 a 15 profissionais, envolvendo pilotos, mecânicos e socorristas. Com a nova unidade, o tempo máximo para que uma aeronave no Ceará chegue ao local da ocorrência chamada será diminuído, aumentando a eficiência.
“A gente veio para dar esse apoio à população e aos demais municípios que estejam na abrangência dessa nossa nova base. A nossa pretensão é diminuirmos o tempo resposta para, no máximo, 30 minutos até o sinistro que esteja mais distante da base”, informou o tenente coronel Fernando Oliveira, que vai comandar a Ciopaer de Crateús. De início, a unidade contará com um helicóptero e, depois, receberá o reforço de mais uma aeronave.
Atualmente, a Ciopaer possui nove helicópteros (um EC130 B4, dois AS350B2 esquilo, três Airbus EC135 e três EC145) e um avião modelo Cessna 210. “Nenhum estado do país tem a frota de aeronaves que o Ceará tem para atender a sua população”, enalteceu Camilo Santana. Ao todo, são 153 profissionais divididos entre as cinco bases, realizando o patrulhamento ostensivo e policial, além das missões aeromédicas, por meio de uma atuação integrada com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) Ceará. Nos 11 primeiros meses de 2021 a Companhia totalizou 2.055 horas de vôo, que resultaram em 435 missões policiais e 159 transportes aeromédicos.
Ainda chamado de Grupamento de Policiamento Aéreo (GPAer), da Polícia Militar do Ceará (PMCE), os primeiros voos ocorreram em 1995. Seis anos depois, o grupamento passou a integrar a estrutura da Secretaria da Segurança Pública (SSPDS), quando passou a contar também com o trabalho de policiais civis e bombeiros militares no auxílio a operações policiais, patrulhamento aéreo, resgates, transportes aeromédicos, transporte de pessoal, apoio às ações de defesa civil, transporte de órgãos e tecidos humanos para transplante, monitoramento ambiental e de recursos hídricos, geração de imagens para fins de segurança pública, entre outras atividades.
Leia também | Receita Federal apreende quase meia tonelada de cocaína no Porto de Fortaleza