

“Os tripulantes tinham mantimentos e água a bordo, o que os manteve em boas condições de saúde”, informou a Marinha | Foto: divulgação/Marinha
A Marinha do Brasil concluiu nesta quarta-feira (20), na costa do Maranhão, o resgate de sete tripulantes de uma embarcação pesqueira que saiu de Camocim, no Ceará, e ficou 6 dias à deriva, após apresentar falha mecânica. 

As buscas tiveram início no final da tarde de segunda-feira (18), depois de um alerta recebido pelo Serviço de Busca e Salvamento da Marinha Norte (Salvamar), em Belém. Após a operação, os tripulantes do barco, encontrado a cerca de 226 quilômetros de São Luís, desembarcaram na capital maranhense.
“Os tripulantes tinham mantimentos e água a bordo, o que os manteve em boas condições de saúde”, informou a Marinha.
O barco saiu do município de Camocim, no dia 4 de setembro, mas perdeu o leme após falha mecânica após alguns dias de navegação.
No resgate, o Salvamar empregou um helicóptero Super Cougar do 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41), subordinado ao Comando do 4º Distrito Naval. O resgate teve ainda apoio da Capitania dos Portos do Maranhão, do Corpo de Bombeiros do Maranhão e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de São Luís.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<



“Estávamos na esperança de que o resgate viria por meio de alguma embarcação que passaria pelo local, quando avistamos a aeronave da Marinha. Foi motivo de alívio e alegria”, disse o pescador José Augusto do Nascimento, de 52 anos de idade, o primeiro tripulante a ser içado da embarcação até o helicóptero.
A Marinha informou que os pescadores voltarão para o município de Camocim. Uma embarcação foi enviada para o local para realizar o reboque do barco que estava à deriva e também levar para Camocim.
“Este incidente serve como lembrete do perigo constante enfrentado por aqueles que trabalham no mar, além do valor inestimável dos serviços de resgate, por meio da intensa dedicação e a bravura do Esquadrão HU-41 para salvaguarda da vida humana no mar”, ressaltou o Capitão dos Portos do Maranhão, Capitão de Mar e Guerra Alexandre Roberto Januário.
A Marinha do Brasil disponibiliza o Disque Emergências Marítimas e Fluviais, no telefone 185, para comunicação de emergências marítimas, fluviais e pedidos de auxílio, e acompanha permanentemente o Canal 16 (VHF), destinado ao Serviço Móvel Marítimo.
Por Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil – São Luís
Leia também | Coaph realiza ação para marcar Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência