

Juliane Vieira durante entrevista após receber alta hospitalar, após meses de tratamento por queimaduras graves provocadas por incêndio em apartamento | Foto: reprodução/TV Globo
09 de fevereiro de 2026 – A advogada Juliane Vieira, de 29 anos, concedeu a primeira entrevista após receber alta hospitalar e falou sobre o processo de recuperação depois de sobreviver a um incêndio que deixou queimaduras em 63% do corpo. Internada por cerca de três meses no Hospital Universitário de Londrina, referência no tratamento de queimados no Paraná, ela relembrou os momentos de desespero vividos no dia 15 de outubro e detalhou os próximos passos da reabilitação.
Juliane deixou o hospital sob aplausos de médicos, enfermeiros e profissionais que participaram diretamente de seu tratamento. O caso foi considerado um dos mais complexos já atendidos pela unidade.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
A advogada afirma que se recorda de todos os instantes do incêndio que atingiu o apartamento da família, localizado no 13º andar do prédio. Ela acordou com os gritos do primo Pietro, então com 4 anos, alertando sobre o fogo que começou na cozinha e rapidamente se espalhou pelo imóvel. Além de Juliane e da criança, a mãe dela, Sueli, de 51 anos, também estava no local.
Ao perceber que a porta principal estava trancada e que não havia como sair, Juliane tomou uma decisão extrema. Ela subiu no suporte do ar-condicionado e conseguiu colocar o primo na janela do apartamento de baixo, orientando-o a se segurar na rede de proteção até que fosse resgatado.
Por uma coincidência decisiva, a moradora do apartamento inferior, Seliane, retornou ao imóvel para buscar uma bolsa e resolveu abrir a janela, encontrando a criança coberta de fuligem e fumaça.
Enquanto o primo era resgatado, Juliane ainda conseguiu ajudar a mãe. Técnicos e trabalhadores que estavam do lado de fora do prédio, entre eles Lincoln de Oliveira e Tiago Gomes, correram para prestar auxílio. Sueli chegou a acreditar que não sobreviveria, mas foi incentivada pela filha a pular, sendo amparada até ser entregue aos socorristas.
Juliane tentou deixar o apartamento pelo mesmo caminho, mas sem apoio suficiente acabou sendo puxada de volta por um bombeiro. Nesse momento, ela e o sargento Ademar de Souza Migliorini foram atingidos pelas chamas. O militar teve queimaduras de terceiro grau e ficou internado por cinco dias.
Após o resgate, Juliane foi atendida inicialmente em Cascavel e, devido à gravidade do quadro, transferida de helicóptero para Londrina. No Hospital Universitário, permaneceu três meses na UTI e passou por quase 20 procedimentos cirúrgicos, incluindo enxertos, transplantes de pele e raspagens.
Segundo a equipe médica, o desafio era obter pele suficiente para os procedimentos, já que as queimaduras atingiram principalmente os membros inferiores. A advogada chegou a ficar mais de um mês em coma induzido, mas apresentou evolução considerada surpreendente.
“A princípio, eu fui a primeira sobrevivente com mais de 60% do corpo queimado que saiu da UTI andando. Agora vem a fase de reabilitação e de esperar o corpo se regenerar”, afirmou Juliane.
Mesmo após a alta, o tratamento continua intenso. Juliane relata desconfortos constantes, como coceira, sensibilidade ao calor e a necessidade de vários banhos diários, ainda com auxílio da mãe. A fisioterapia é realizada todos os dias e tem permitido a retomada gradual dos movimentos.
Os médicos avaliam que a recuperação completa será longa e que novos procedimentos, caros e demorados, ainda serão necessários. A previsão é de que Juliane só consiga retornar ao trabalho após pelo menos um ano.
Apesar das dificuldades, ela afirma que pretende retomar a advocacia e continuar os estudos. “É um processo lento, mas eu quero voltar a advogar e seguir em frente”, disse.
Leia também | Lindsey Vonn sofre queda grave na Olimpíada de Inverno e é resgatada de helicóptero
Tags:
Portal Terra Da Luz, incêndio em apartamento, sobrevivente de incêndio, queimaduras graves, reabilitação de queimados, Hospital Universitário de Londrina, saúde pública, tratamento de queimaduras, fisioterapia intensiva, superação, história de vida, resgate heroico, incêndio residencial, entrevista Fantástico, Juliane Vieira, advogada brasileira, recuperação hospitalar, UTI, enxerto de pele