

Durante a inauguração, o prefeito entregou kits escolares com mochila, lápis de cor, massinha e outros materiais a crianças matriculadas na unidade | Foto: Marcos Moura/PMF
O prefeito José Sarto inaugurou, nesta segunda-feira (18/10), o Centro de Educação Infantil (CEI) Ana Amélia Bezerra de Menezes e Sousa, no bairro Itaperi. É o oitavo de 14 CEIs que serão entregues para a população de Fortaleza neste ano de 2021. O equipamento beneficiará 188 crianças, de 6 meses a 3 anos de idade. Do total de vagas, oito serão destinadas ao atendimento de berçário, a partir de 2022. As crianças de 1 a 3 anos já serão atendidas na unidade a partir deste mês de outubro.
Durante a inauguração, o prefeito entregou kits escolares com mochila, lápis de cor, massinha e outros materiais a crianças matriculadas na unidade. Uma delas é Magnus Dante Mateus de Sousa, 2 anos. O pai de Dante, Alisson de Sousa, 31, falou sobre a vantagem de matricular o filho no CEI.
“Deu uma aliviada, tanto pela garantia do desenvolvimento da criança, quanto pela questão financeira, porque a gente vai poder complementar a renda em casa. Vim me informar, tem todo o acompanhamento de terapeuta ocupacional, psicoterapeuta, a alimentação com orientação de nutricionista. A gente ficou muito feliz com isso. Foi perfeito, a gente mora a três casas daqui, é muita comodidade”, comemorou duplamente, uma vez que o filho mais novo, Magnus Dário Mateus de Sousa, 1 ano, também será atendido no equipamento.
“Esta é a oitava creche entregue este ano, em meio à pandemia, e temos mais seis prontas para entregar até dezembro. Nós temos recebido visitas de todo o Brasil para saber como Fortaleza vem se destacando nas políticas públicas para juventude, mobilidade, educação e, agora, na saúde, com a aceleração da vacinação”, destacou o prefeito.

O equipamento teve investimento total de R$ 5.391.921,68, oriundos do tesouro municipal. Para equipar a unidade, a Prefeitura de Fortaleza investiu mais R$ 100.267,44.
A infraestrutura do CEI é composta de berçário, nove salas de aula, banheiros com acessibilidade, cozinha, refeitório, despensa, lavanderia com depósito para material de limpeza, fraldário, lactário, secretaria, coordenação, sala de professores, entre outros espaços. O projeto contempla, ainda, brinquedoteca (sala multiuso), área de lazer com playground e solarium.
“Toda essa comunidade é muito carente de infraestrutura, da dignidade até de caminhar nas ruas. As ruas estão sendo modificadas, com instalação daquele piso intertravado. E é muito importante voltar à comunidade para inaugurar um equipamento desse, que, assim como toda a infraestrutura ao redor, muda a vida de quem aqui mora. Aqui ao lado tem a Areninha, já pronta, e também foi construída uma praça. Tudo aqui foi pactuado com a comunidade”, salientou o titular da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Samuel Dias.
Com a entrega do CEI Ana Amélia Bezerra de Menezes e Sousa, a Prefeitura contabiliza oito unidades de Educação Infantil inauguradas neste ano de 2021, em plena pandemia do coronavírus. Também foram entregues novas creches no Planalto Ayrton Senna, no Bom Jardim (Residencial Miguel Arraes), dois no São Bento, no Edson Queiroz (Residencial Yolanda Queiroz), José Walter (Residencial Cidade Jardim) e Papicu. Todas as unidades contam com atendimento de berçário, que inicia a partir de 2022, promessa de campanha do prefeito José Sarto, no que diz respeito à construção de novas unidades e a disponibilidade de berçários nestas.
A secretária da Educação de Fortaleza, Dalila Saldanha, informou que outras 23 unidades estão em construção em diversos bairros da cidade. “A educação infantil no nosso município vem avançando cada vez mais, Fortaleza vem crescendo 5% a cada ano. Essa já é a oitava unidade, contando com sala de berçário, e a partir do dia 27 já vai atender as crianças em tempo integral”, afirmou.
A Educação Infantil é uma área prioritária da gestão municipal. Tanto que, de acordo com o Censo Escolar de 2020, Fortaleza é destaque na área, com a ampliação do número de vagas em 5% em um ano, de 2019 a 2020. O crescimento das capitais brasileiras no mesmo período foi de apenas 2,3%. Assim, conforme o estudo, que é realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Fortaleza é a capital do Nordeste com o maior número de crianças matriculadas na Educação Infantil.
Neste contexto, a expansão da oferta de vagas voltadas à Educação Infantil tem se consolidado uma marca da Educação de Fortaleza. Com a inauguração do novo CEI, a Prefeitura de Fortaleza chega a 269 unidades educacionais, entre equipamentos construídos, reformados, municipalizados e oriundos de parcerias. Além disso, a Capital também possui 151 escolas municipais com turmas de pré-escola.
Em 2021, mais de 55 mil alunos estão regularmente matriculados na Educação Infantil da Rede Municipal. Na etapa creche, são mais de 23 mil crianças atendidas.
Leia também | Começa nova fase do Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira do Ceará