

A flexibilização leva em consideração a redução do número de casos de covid-19 no Estado | Foto: Thiara Montefusco/GovCE
A partir da próxima segunda-feira (21/03), o uso de máscaras de proteção será facultativo para a população em ambientes abertos, em todo o Estado do Ceará. Essa é a principal novidade anunciada pelo governador Camilo Santana, na tarde desta sexta-feira (21/03), após reunião do Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia, que teve a primeira reunião 100% presencial. Em ambientes fechados e nos transportes públicos, o uso do equipamento de proteção segue obrigatório.
A decisão leva em consideração a redução do número de casos de covid-19 no Ceará, que seguem em queda. O comitê, no entando, avaliará a evolução da doença nas próximas semanas e, se necessário, poderá reverter a medida.
Também participaram da live, nas redes sociais do Governo do Ceará, o prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), e o secretário da Saúde, Marcos Gadelha.
Os gestores agradeceram todos os profissionais de saúde e comentaram a emoção de estar avançando no combate à Covid-19.
“Obrigado a todos os cearenses que têm nos dado apoio. E eu repito que nossas decisões sempre foram pautadas na ciência, com o objetivo de salvar vidas”, comentou Camilo, reforçando a importância de todos completarem o ciclo vacinal.
O uso da máscara passou a ser obrigatório no Ceará desde julho de 2020.
>>>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<<<
O número de casos e de mortes provocadas pelo coronavírus no Ceará vêm reduzindo dia após dia. Na primeira quinzena deste mês de março foram registradas 65 mortes no Estado, número que é 84,4% menor em relação aos quinze primeiros dias de fevereiro, quando 418 pessoas morreram.
Os dados da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) também mostram uma queda no número de exames positivos para a covid. Na primeira quinzena de fevereiro foram 21.271. Agora em março, foram 1.072 casos, ou seja, houve uma redução de 95% nos diagnósticos positivos.
Com a queda no número de casos e de óbitos, também houve uma menor procura por testes. Em janeiro foram 165.640 exames, fevereiro 114.195 e em março apenas 17.319.
Também houve redução de 80% na procura por atendimento por covid-19 e síndromes gripais nos postos de saúde, UPAs e hospitais da rede pública do Ceará.
Leia também | Pesquisadores analisam presença de coronavírus em animais silvestres no Maciço de Baturité