logocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peqlogocombalaoadireita-peq
  • Página Inicial
  • Notícias
  • Economia & Negócios
  • Turismo
  • Destaques
  • Artigos
  • Contato
✕
Cultura e Boemia: Praia da Redonda, em Icapuí, recebe nova sede do Cais Bar; inauguração terá Festival de Música
Cultura e Boemia Praia da Redonda, em Icapuí, recebe nova sede do Cais Bar; inauguração terá Festival de Música
16/11/2021
Economia: Mercado financeiro eleva projeção da inflação para 9,77%; é o 32º aumento seguido
Economia Mercado financeiro eleva projeção da inflação para 9,77%; é o 32º aumento seguido
16/11/2021
Exibir tudo

Opinião Uma nova era e a velocidade para o desenvolvimento Por Roberto Cláudio

Opinião: Uma nova era e a velocidade para o desenvolvimento

A chegada do 5G melhora a velocidade da internet e deve gerar um ecossistema massivo para a Internet das Coisas (IoT), no qual as redes possam atender às necessidades de comunicação de bilhões de dispositivos conectados | Foto: reprodução/Internet

Há oitenta anos, o Brasil inaugurava o que seria uma revolução nas comunicações: o longíquo mês de novembro do ano de 1941 marcou a inauguração da primeira agência fonopostal, com tecnologia de recurso comunicacional em que, por meio de um disco que custava cinco cruzeiros à época, podia-se enviar a um destinatário mensagens contendo trechos de discursos, frases sentimentais e até mesmo a gravação de músicas pelo remetente.

Oito décadas depois, estamos nós comemorando a chegada do 5G, sistema que, além da melhoria na velocidade, deve gerar um ecossistema massivo para a Internet das Coisas (IoT), no qual as redes possam atender às necessidades de comunicação de bilhões de dispositivos conectados, com um equilíbrio justo entre velocidade, custo e latência.

Popularmente conhecida como “ping”, a latência é uma medida temporal que representa o tempo de ida e volta de um pacote entre dois pontos da rede. O tempo de latência reduzido possibilita a comunicação entre veículos autônomos, permitindo o desenvolvimento de sistemas de segurança que evitem, por exemplo, acidentes automobilísticos, além de possibilitar a realização de cirurgias remotas por meio de robôs. Viveremos novos tempos. Ingressaremos em uma nova era.

A partir do próximo ano, o Brasil passa a experimentar os benefícios da tecnologia ancorada no 5G. Boas notícias e perspectivas, na medida em que podemos pensar numa maior velocidade para o processo de inclusão digital, no usufruto dos benefícios da tecnologia para uma parcela maior da nossa população. E quanto tempo ainda vamos esperar?

O noticiário sobre o assunto nos revela que, por enquanto, apenas sete das 27 capitais brasileiras têm leis adequadas à nova legislação. Ou seja, leis municipais que atendam à Lei Geral de Antenas, aprovada em 2015 pelo Congresso Nacional e que foi regulamentada por um decreto presidencial em 2020, o de nº 10480/2020.

Apenas sete capitais brasileiras já tem seus marcos regulatórios atualizados para permitir o licenciamento das estações rádio base (ERB), nome técnico das antenas. As capitais são Boa Vista, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Palmas, Porto Alegre e Porto Velho.

No caso de Fortaleza, a cidade modernizou sua legislação em consonância com a legislação federal de 2015 (Lei Geral de Antenas) ainda no ano de 2017, com a Lei Complementar nº 230, que sancionei quando ocupava o cargo de prefeito da capital cearense.

Nossa preocupação consistia em entender que a governança digital de Fortaleza já seria um grande ganho para a cidade. E é o que é hoje, um diferencial competitivo, inclusive, para a atração de novos investimentos. Fortaleza ocupa, hoje, posição de destaque, com um Hub tecnológico que é o segundo maior do mundo. Atualmente, são 15 cabos submarinos de fibra óptica conectados, o que deixa a capital cearense atrás somente de Fujeira, nos Emirados Árabes Unidos.

O Hub tecnológico de Fortaleza deve chegar a 18 cabos submarinos de fibra óptica, tornando-se o maior hub de cabos submarinos de fibra óptica do mundo.

Um cenário que confirma o acerto de políticas públicas que criaram a ambiência adequada para colocar Fortaleza em posição de vanguarda, à frente de outras cidades do país pelo que oferece em desburocratização e transparência. Criadas as condições objetivas para este novo ambiente de tecnologia, apostamos que os benefícios se darão, de imediato, principalmente na Região Metropolitana de Fortaleza que abriga parcela significativa da nossa planta industrial e onde será possível ver a aplicação do 5G na indústria 4.0, tornando as fábricas cada vez mais automatizadas, gerando benefício e desenvolvimento.

No caso da legislação das antenas, a Prefeitura de Fortaleza trabalhou para desburocratizar o processo de instalação que pode ocorrer, na maioria das vezes, de maneira autodeclaratória, em que a empresa preenche o sistema com os dados necessários, anexa os documentos requeridos e recebe a licença, caso não se verifique nenhuma incorreção pelo sistema.

Outra facilidade é que a lei de Fortaleza oferece a isenção de licenciamento para os chamados postes sustentáveis ou biosites.

Esses postes metálicos atuam na iluminação pública e também suportam todos os equipamentos necessários para a instalação de uma Estação Rádio-Base (ERB) no interior de sua própria estrutura.

As antenas, nesse caso, são percebidas como um prolongamento do próprio poste. Para os municípios onde ainda se constata a falta de adequação das legislações municipais ao marco legal federal no que concerne à instalação de antenas transmissoras de sinais de telefonia móvel, haverá dificuldades para a implantação do 5G.

Prazos muito longos para licenciamento e exigências burocráticas vão tornar mais difícil a implantação da nova tecnologia nas cidades brasileiras, visto que a nova tecnologia vai exigir a instalação de cinco a dez vezes mais antenas, que os padrões anteriores dos sistemas 2G, 3G e 4G, dependendo do tipo de aplicação.

O edital do 5G é taxativo e exige que todas as capitais dos estados e o Distrito Federal estejam com o novo sistema até julho do ano que vem, numa proporção de uma antena para cada 100 mil habitantes. Isso obriga as empresas (teles tradicionais) instalarem o adicional de 25% sobre a quantidade de antenas previstas entre 2022 e 2029. Esses dados mostram que Fortaleza poderá atrair um maior volume de investimentos em 5G entre todas as cidades do Norte e Nordeste.

Mais uma vez, a parceria e sintonia entre poder público e iniciativa privada se fazem imperativas como forma de atração de investimentos direcionados para tecnologia 5G.

A cadeia de valor da área de 5G é riquíssima. Com bases de transmissão de 5G partindo de nossas cidades, é possível pensar em polos de produção de mídias e conteúdos digitais e no crescimento do polo de startups de tecnologia (hubs de startups), como também outros segmentos da cadeia de conteúdos digitais que gera muito emprego e renda, com valor agregado e desenvolvimento econômico.

Temas que serão, seguramente, revisitados num intervalo de tempo infinitamente menor que os 80 anos que nos separaram da inauguração da primeira agência fonopostal no País.


Roberto Claudio Rodrigues Bezerra foi por duas vezes (2013 a 2020) prefeito de Fortaleza (CE), cidade na qual é o presidente do Diretório Municipal do PDT. É médico sanitarista, com PhD em Saúde Pública pela Universidade do Arizona.

Conteúdo original publicado no site Congresso em Foco


O texto acima expressa a visão de quem o assina, não necessariamente do Portal Terra da Luz. Se você quer publicar algo sobre o mesmo tema, mas com um diferente ponto de vista, ou um outro artigo com suas ideias, envie sua sugestão de texto para portalterradaluz@gmail.com.

Compartilhar

Artigos Relacionados

Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade

Produtos à base de cannabis medicinal ganham novas regras e ampliam acesso a tratamentos no Brasil | Foto: GettyImages

28/01/2026

Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade Nova decisão autoriza venda de canabidiol em farmácias de manipulação e amplia acesso a tratamentos com maior concentração de canabinoides


Leia mais

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Terra da Luz

Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania e Política.

Redes Sociais

Siga o Portal Terra da Luz

https://portalterradaluz.com.br/wp-content/uploads/2025/11/WhatsApp-Video-2025-11-12-at-10.08.45.mp4

Slide Slide

Parceiros

Slide Slide Slide Slide Slide

Navegue

  • Artigos
  • Curtas
  • Destaques
  • Economia & Negócios
  • Notícias
  • Principal
  • Turismo, Esporte e Eventos
Portal Terra da Luz
✕

Tags

Alexandre de Moraes Banco Central Brasil Camilo Santana Ceará Congresso Nacional Covid-19 Cultura Câmara dos deputados Economia economia brasileira Educação Esporte Estados Unidos Fortaleza Futebol governo do Ceará Governo Federal inflação Jair Bolsonaro José Sarto Justiça Lula Meio Ambiente Mercado financeiro Ministério da Saúde Música Negócios Operação pandemia Polícia Federal Portal terra da luz Prefeitura de Fortaleza presidente Programação Rio de Janeiro SAUDE saúde Segurança Segurança Pública STF sustentabilidade São Paulo Tecnologia Turismo

www.facebook.com/portalterradaluz

PORTAL TERRA DA LUZ

Portal Terra da Luz

Portal Terra da Luz

O Portal Terra da Luz é um site de notícias que reúne as informações mais relevantes de tudo o que acontece no Ceará, no Brasil e no Mundo. Aqui você encontra o que precisa saber sobre a Economia, Turismo, Saúde, Educação, Pesquisa e Inovação, Cidadania, Política, Segurança Pública, além dos principais encontros de negócios, capacitação profissional, eventos sociais, culturais e esportivos.

Siga as nossas Redes Sociais.

Editor Responsável

O editor responsável pelo Portal Terra da Luz é o jornalista Hermann Hesse, profissional reconhecido pela atuação na imprensa cearense desde 1990. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal do Ceará (UFC), atuou durante quase 20 anos na TV Verdes Mares, afiliada da Rede Globo, como repórter, produtor, editor, apresentador, editor-chefe do jornal mais importante e de maior audiência do Ceará, o CETV. Em 2011, assumiu a Coordenadoria de Comunicação da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e, dois anos depois, foi Coordenador de Comunicação Institucional da Prefeitura de Fortaleza. Em janeiro de 2019, assumiu a direção de Jornalismo do Grupo Cidade de Comunicação, onde atuou por 2 anos e meio. No dia 12 julho de 2021 colocou no ar a primeira notícia e, desde então, é o responsável por todos os conteúdos publicados no Portal Terra da Luz. Entre agosto de 2022 e agosto de 2025 atuou, paralelamente, como diretor de Jornalismo da Band Ceará, emissora ligada diretamente à cabeça de rede, em São Paulo.

Últimos comentários

  • 17/01/2026

    Davi Santiago – Sonho & Negócios Comentado em Empreendedorismo Empresário mirim fundou sua primeira empresa aos 11 anos e já está de olho no mercado global

  • 11/01/2026

    Mari Santos Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 10/01/2026

    Maria lima da Cunha Comentado em Negócios: Estação Fashion promove Feirão com ofertas a partir de R$ 5 para impulsionar vendas no Centro de Fortaleza

  • 07/01/2026

    NATANAEL RIBEIRO JUNIOR Comentado em Finanças: Aposentados têm até 14 de fevereiro para pedir ressarcimento de descontos indevidos do INSS

  • 30/12/2025

    14 barraqueiros são investigados por agressão a turistas em disputa de R$ 30 | Mundo Libertário (dezembro 30, 2025) Comentado em Violência: Polícia intima agressores e interdita barraca após espancamento de turistas em Porto de Galinhas

  • 11/12/2025

    Vasco e Fluminense: a histórica rivalidade que promete pegar fogo nas semifinais da Copa do Brasil - Portal da Curiosidade Comentado em Futebol: Fluminense e Vasco duelam por vaga na final da Copa do Brasil 2025; relembre confrontos históricos

Últimas Notícias

  • Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade0
    Saúde: Anvisa amplia terapias com cannabis medicinal e define regras para publicidade Nova decisão autoriza venda de canabidiol em farmácias de manipulação e amplia acesso a tratamentos com maior concentração de canabinoides
    28/01/2026
  • Tecnologia: Ceará Conectado conclui 2ª fase e amplia acesso à internet gratuita em 137 municípios0
    Tecnologia: Ceará Conectado conclui 2ª fase e amplia acesso à internet gratuita em 137 municípios Programa executado pela Etice reforça inclusão digital e prepara terceira etapa para alcançar todo o território cearense
    28/01/2026
  • Saúde: Nutricionista ferida em mergulho volta a mover o braço após tratamento experimental brasileiro0
    Saúde: Nutricionista ferida em mergulho volta a mover o braço após tratamento experimental brasileiro Internada em hospital privado, Flávia Bueno apresenta sinais de resposta motora após uso de proteína polilaminina; família arrecada recursos para custear tratamento
    28/01/2026
  • Meio Ambiente: Observatório do Clima entrega ao governo recomendações para transição energética justa0
    Meio Ambiente: Observatório do Clima entrega ao governo recomendações para transição energética justa Organizações defendem redução gradual da produção de petróleo e avanço acelerado das fontes limpas no Brasil
    28/01/2026
  • Educação: Inep passa a emitir declaração de conclusão do ensino médio a partir desta sexta-feira0
    Educação: Inep passa a emitir declaração de conclusão do ensino médio a partir desta sexta-feira Documento poderá ser solicitado online por estudantes que fizeram o Enem e atingiram a pontuação mínima exigida
    28/01/2026
  • Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump0
    Mundo: Lula diz que deve viajar em março aos EUA para reunião com Trump Presidente defende diálogo direto com líder norte-americano para fortalecer relações bilaterais
    28/01/2026
© Portal Terra da Luz | Orgulhosamente desenvolvido por NAWEB Sistemas