

O vice-presidente da área de Negócios no Atacado da Caixa, Celso Leonardo Derzie de Jesus Barbosa, o número 2 na hierarquia da direção da Caixa Econômica Federal, renunciou ao cargo, informou o banco público por meio de fato relevante divulgado na noite dessa sexta-feira (01/07).

A renúncia ocorre na esteira das acusações de assédio sexual que levaram o economista Pedro Guimarães a pedir demissão do cargo de presidente da Caixa, na última quarta-feira (29/06). O caso foi revelado pelo portal Metrópoles e é investigado pelo Ministério Público Federal (MPF). Guimarães era um dos homens de confiança do presidente Jair Bolsonaro. Estava no governo desde janeiro de 2019.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Um dos executivos mais próximos de Guimarães, Celso Leonardo Barbosa também foi citado em denúncias de funcionárias da Caixa que já prestaram depoimento aos investigadores. A renúncia dele foi aprovada pelo Conselho de Administração do banco.

Barbosa, que nega as acusações, também é alvo de denúncia por abuso sexual apresentada na ouvidoria da Caixa. O Ministério Público do Trabalho (MPT) e o Tribunal de Contas da União (TCU) também se debruçam sobre o caso.
A nova presidente da Caixa, a economista Daniella Consentino, assinou ontem (01/07) o termo de posse e deve assumir o cargo na próxima terça-feira (05/07), em cerimônia no Palácio do Planalto.
Leia também | Geladeiras devem exibir hoje nova etiqueta de eficiência energética