A cidade de Fortaleza terá, a partir desse mês de fevereiro, a primeira de 200 paradas de ônibus equipadas com tecnologias que garantem uma maior segurança aos usuários do transporte público.
A iniciativa prevê, até o final da gestão, a construção dos pontos de ônibus com aparelhos de videomonitoramento e sinal de internet (wi-fi). As paradas também vão receber melhoria na iluminação, acessibilidade e ações de segurança cidadã.
O projeto foi tema de uma reunião, nesta quinta-feira (10/02), no Paço Municipal.
O prefeito José Sarto recebeu o ministro-conselheiro da Embaixada da Suécia no Brasil, Sten Engdahl, o cônsul honorário da Suécia no Ceará, Marcos Aurélio Soares de Castro, e a representante da Impact Hub Brasil, Deise Nicoletto; para a efetivação de nova parceria com o Instituto Sueco para o programa Parada Segura.
Segundo o prefeito Sarto, nove estruturas do programa Parada Segura serão implantadas em fase piloto.
Ele destacou que o encontro foi fundamental para fortalecer a parceria e até expandi-la para outras áreas, como resíduos sólidos e inovações tecnológicas.
“Também queremos ampliar a parceria para o manejo de resíduos sólidos. A Suécia possui uma longa história e expertise nesse assunto”, afirmou.
>>>SIGA O PORTAL TERRA DA LUZ NO YOUTUBE<<<
O primeiro equipamento do projeto-piloto, localizado no Bairro de Fátima, deve ser entregue ainda neste mês de fevereiro. Após a implantação dos primeiros nove equipamentos, os órgãos responsáveis farão uma avaliação do funcionamento para a ampliação com melhorias nos 200 pontos. O projeto possui coordenação da Fundação de Ciência, Tecnologia e Inovação de Fortaleza (Citinova) em parceria com a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a Secretaria da Gestão Regional (Seger), a Secretaria de Infraestrutura (Seinf), a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos (SCSP) e a Secretaria da Segurança Cidadã (Sesec).
Conforme o presidente da Citinova, Luiz Alberto Sabóia, o projeto é um compromisso de campanha do prefeito Sarto, cuja parceria para a implantação é fundamental. “Iniciamos um diálogo com os representantes da Suécia para trazer as melhores práticas para o contexto de Fortaleza. Tecnologia, mobilidade urbana, segurança viária e resíduos sólidos são temas que podem dar frutos para a cidade com essa nova relação”, declarou Luiz Alberto.
O cônsul honorário da Embaixada da Suécia no Ceará, Marcos Aurélio Soares de Castro, frisou que a expectativa é que este seja o primeiro projeto entre tantos que possam surgir. “O ministro conselheiro da Embaixada está testemunhando o que a cidade tem a oferecer, de modo que possamos interagir. Ao longo de 20 anos, temos feito iniciativas positivas e a Suécia tem sido uma parceria importante. Não apenas receber, mas também trocar valores e produtos e desenvolver grandes planos”.
Nesta quinta-feira, os representantes suecos participaram da conferência virtual do projeto “Urban Challenges – Tornando o Transporte Público Seguro para Todos”, realizada com gestores do Brasil, Colômbia, México e Suécia. O Urban Challenges é uma iniciativa do Instituto Sueco, em parceria com a Impact Hub Stockholm e a Impact Hub Network na América Latina, com foco no ODS 11, que tem como objetivo tornar as cidades inclusivas, seguras, resilientes e sustentáveis.
Leia também | Porto do Pecém tem capacidade operacional ampliada com novas estruturas inauguradas