

No GP da Bélgica de 2024, Russell chegou a subir no lugar mais alto do pódio, mas acabou sendo desclassificado | Foto: reprodução
20 de julho de 2024 – George Russell cruzou a linha de chegada em primeiro lugar no Grande Prêmio da Bélgica de 2024, realizado no icônico circuito de Spa-Francorchamps, mas sua vitória foi anulada horas depois. Durante as verificações pós-corrida, o Mercedes W15 do britânico foi encontrado 1,5 kg abaixo do peso mínimo exigido pela FIA, resultando em sua desclassificação e entregando a vitória ao companheiro de equipe Lewis Hamilton.
O fim de semana começou movimentado com Max Verstappen conquistando a pole position, mas sendo penalizado com a perda de dez posições no grid por troca de motor. Assim, Charles Leclerc largou da pole, mas perdeu a liderança já na terceira volta, quando foi ultrapassado por Lewis Hamilton no fim da reta Kemmel.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Largando da sexta posição, George Russell brilhou ao adotar uma estratégia única de apenas uma parada, enquanto a maioria dos pilotos, incluindo Hamilton, optou por duas trocas de pneus. A tática ousada o levou à liderança da prova, com Hamilton se aproximando perigosamente nas voltas finais graças a pneus mais novos.
Apesar da pressão nas últimas voltas, Russell segurou a ponta até o fim, cruzando a linha de chegada como vencedor e comemorando o que seria sua segunda vitória na temporada, após o GP da Áustria.
No entanto, a alegria durou pouco. Durante a inspeção técnica pós-corrida, o W15 de Russell foi encontrado abaixo do peso mínimo exigido — uma consequência do desgaste excessivo dos pneus. A desclassificação foi inevitável, e a vitória passou oficialmente para Lewis Hamilton, que somou seu 104º triunfo na carreira.
Oscar Piastri, da McLaren, completou o pódio ao ultrapassar Leclerc e garantir o terceiro lugar.
Leia também | Maria Clara Pacheco conquista primeiro ouro do Brasil nos Jogos Mundiais Universitários 2025
Tags: Fórmula 1, GP da Bélgica, George Russell, Lewis Hamilton, Mercedes, Max Verstappen, Charles Leclerc, Oscar Piastri, Spa-Francorchamps, resultado F1 2024
1 Comment
o vôlei feminino do Brasil é muito bom, só precisa ter mais desempenho, fora isso é uma coisa esplêndida de se ver 😁