Os amantes da arte de cultivar flores e plantas e os praticantes de jardinagem têm encontro marcado no 2º Natal das Flores, que será realizado de sexta (8/12) a domingo (10/12), na Casa José de Alencar (Av. Washington Soares, 6055, Cambeba), numa promoção da Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO).
Serão três dias de exposição de orquídeas cultivadas pelos membros da entidade e diversos outros tipos de plantas, como rosas do deserto, bromélias, cactos, suculentas e samambaias, além de oficinas de cultivo e de fotografia, jogos infantis e mini palestra sobre o papel das abelhas no equilíbrio ambiental, dentre outras atividades. O acesso ao evento e a programação são gratuitos.
A abertura do Natal das Flores acontece nesta sexta-feira (8), às 15 horas e a visitação acontece no sábado e domingo, no horário das 8 horas às 17 horas. Em paralelo às exposições estará montada uma feirinha onde os visitantes poderão adquirir orquídeas (tanto espécie quanto híbridos) dos Orquidários Santa Gertrudes e Garcia, ambos do Ceará, e ainda diversos outros tipos de plantas. Para complementar, quem já tem o hábito da jardinagem irá encontrar implementos como vasos, adubos e substratos, dentre outros.
“As orquídeas existem há 15 milhões de anos e são consideradas as plantas mais evoluídas do planeta. Extremamente sensíveis às mudanças em seu ambiente, são as primeiras a “denunciar” o que ocorre, quando a área onde vegetam começa a ser degradada. Nesta segunda edição, a ACEO convida a comunidade para ver orquídeas e uma variedade de plantas ornamentais e conhecer um pouco mais do comprometimento da entidade com as questões sociais e as causas ambientais”, explica Michelle Canário, presidente da Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO).
Durante a realização do 2° Natal das Flores, as crianças têm atividades específicas e diversão garantida com a presença da turma da Rede Cuca Ambiental, que promoverá brincadeiras, realizará oficinas de brinquedos recicláveis e distribuirá mudas de plantas medicinais e plantas nativas do Ceará.
Outra atração que promete chamar a atenção no evento será a apresentação especial a ser feita por Joaquim Saldanha, do Projeto Meliponário Parque Escola, sobre a importância das abelhas para o equilíbrio do meio ambiente.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Durante os três dias do 2° Natal das Flores, a ACEO buscará a colaboração dos visitantes para uma ação solidária, com a arrecadação de alimentos não-perecíveis para ajudar a ONG Moradores de Rua e Seus Cães (MRSC Fortaleza), instituição sem fins lucrativos que trabalha com pessoas e animais em situação de rua, prestando a eles cuidados com alimentos e kits de higiene pessoal. Para os animais, a entidade presta alguns serviços clínicos com a parceria de veterinários voluntários, além de fornecer vacinas e vermífugos.
A Associação Cearense de Orquidófilos foi fundada em 26 de outubro de 1977, com o nome de Sociedade Cearense de Orquidófilos. Reestruturada e rebatizada em 21 de abril de 2007, é uma entidade civil, cultural, preservacionista, técnica e científica, sem fins lucrativos, com sede em Fortaleza.
A entidade realiza grandes exposições de orquídeas desde 2007, quando teve lugar o 1º FestOrquídeas de Fortaleza. Esse trabalho, repetido todos os anos (com um interregno motivado pela pandemia de Covid), contribuiu para o surgimento de expressivo público amante das orquidáceas no Ceará, promovendo, a partir daí, uma florescente atividade comercial ligada ao segmento da floricultura.
Tem sido fundamental, ao mesmo tempo, a missão que a ACEO se atribuiu de defender o meio ambiente, especialmente, com uma forte condenação à comercialização de orquídeas retiradas do seu ambiente natural – aliás, uma atividade criminosa. Daí por que, em todas as mostras que promove, a Associação convida orquidários comerciais que colocam, à disposição do público, flores de grande qualidade, produzidas em laboratório e selecionadas, estando isentas, portanto, das pragas e doenças que, costumeiramente, infestam as chamadas “plantas do mato”.
“A questão ambiental é um enfoque muito presente na maioria das associações orquidófilas brasileiras. Isso se explica pelo fato de que os ecossistemas mais ricos em orquídeas estão sendo devastados em nosso País. No Ceará, é preocupante a derrubada da vegetação nativa na Serra de Uruburetama, um dos berços da Cattleya labiata em nosso Estado. No vizinho Rio Grande do Norte, a ocupação do litoral avança desordenadamente, fazendo desaparecer o habitat da Cattleya granulosa. Assim, duas das mais belas orquídeas brasileiras estão desaparecendo do seu ambiente natural. Hoje, a sobrevivência delas é garantida, justamente, pelos orquidófilos, que as cultivam de forma adequada e as reproduzem em grandes quantidades”, avalia o professor e diretor da ACEO, Ítalo Gurgel.
2º NATAL DAS FLORES DA ACEO
Casa José de Alencar – Av. Washington Soares, 6055 – com estacionamento e acesso gratuitos.
Dia 08/12/23, sexta-feira:
Dia 09/12/23, sábado:
Dia 10/12/23, domingo:
Leia também| População pode doar 1kg de alimento para o Ceará Sem Fome em troca de uma muda frutífera, ornamental ou medicinal