A biblioteca escolar é uma das principais portas de entradas de crianças e jovens ao mundo da leitura, porém 69% das escolas públicas brasileiras não possuem bibliotecas, segundo aponta o levantamento feito pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), com base no Censo Escolar de 2022. Para mudar essa realidade, o projeto Ventos do Saber revitaliza e dinamiza bibliotecas de escolas públicas desde 2019. Ao todo, 12 escolas em Caucaia, no Ceará, todas localizadas em distritos com médio-alto índice de vulnerabilidade social, já foram contempladas e, atualmente, atendem quase 7.000 alunos. Aumentando esse número, o Ventos do Saber inaugurou três bibliotecas de escolas públicas de Itaitinga e uma em São Gonçalo do Amarante, no Pecém.
Para Emidio Sanderson, fundador e diretor do projeto, as bibliotecas revitalizadas representam um passo significativo na missão do projeto de construir um futuro mais brilhante para as crianças e os adolescentes das comunidades atendidas, já que 52% dos estudantes brasileiros matriculados na rede pública não têm acesso a bibliotecas na escola.
O profissional destaca a importância do espaço como um local de acesso à cultura e à informação. “As bibliotecas revitalizadas pelo Ventos do Saber oferecem um ambiente propício para a aprendizagem e para o aprimoramento da leitura crítica e reflexiva. Assim, oferecemos um espaço bonito, confortável e acolhedor, onde todos os estudantes têm a oportunidade de se desenvolver enquanto ser humano e cidadão”.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Cada uma das quatro novas bibliotecas inauguradas está ganhando murais artísticos, novas pinturas, reparos, 200 livros literários, 20 jogos educativos-culturais, móveis projetados, três mesas, 15 cadeiras, 10 pufes, quatro computadores, uma smart TV e um ar-condicionado. Após as inaugurações, professores e alunos das escolas contempladas participarão de atividades formativas, incluindo consultorias, oficinas e mediações de leitura.
Além das inaugurações, o projeto também realizará melhorias nas 12 bibliotecas já existentes em Caucaia. Esses espaços ganharão novos livros e jogos, e receberão formações para educadores e estudantes.
O Ventos do Saber, pioneiro em sua abordagem, tem como objetivo promover o acesso à leitura e ao conhecimento em comunidades em situação de vulnerabilidade social, oferecendo um ambiente educativo, bonito e acolhedor. Desde sua fundação em 2019, o projeto tem sido um catalisador de transformações, tendo revitalizado 16 bibliotecas, contando com as quatro novas que serão entregues, e doado 5.200 livros, beneficiando cerca de 6.798 alunos, além de 2.000 professores.
Em sua quarta edição, o Ventos do Saber conta com o patrocínio da Vestas, da dsm-firmenich e do Complexo do Pecém, que contribuem financeiramente por meio da Lei Rouanet, e é realizado pela Invento Produções Culturais e pelo Ministério da Cultura. Além disso, a ação também é apoiada pelas Secretarias de Educação de Itaitinga, São Gonçalo do Amarante e Caucaia e tem a parceria da BG Soluções Sociais e do Instituto Seara.
Ainda em 2024, o projeto realizará um seminário virtual para educadores sobre leitura literária na educação básica. O evento contará com especialistas reconhecidos nacionalmente. A transmissão será feita pelo canal do YouTube da Invento Produções Culturais entre os dias 17 e 21 de junho. A inscrição é gratuita e pode ser feita pelo site (www.ventosdosaber.com.br) a partir do dia 29 de abril.
Site: www.ventosdosaber.com.br
Instagram e Facebook: @ventosdosaber
Contato: 85 9 9902-2290 (Emídio Sanderson).
VIDEOS SOBRE O VENTOS DO SABER – 3ª edição
https://youtu.be/diq–fhVabc?si=QpO51cvKYNCghXWp
https://youtu.be/Hz-ry-tQZDw?si=IlejAA4uzutjkd8a
Leia também| Livro com cartas inéditas de Santa Dulce dos Pobres será lançado em Fortaleza