

Alfabetização financeira ganha ferramenta lúdica no ensino médio | Foto: divulgação
16 de outubro de 2025 — Um grupo de quatro estudantes do Colégio Santa Marcelina São Paulo desenvolveu um jogo de tabuleiro inovador voltado à educação financeira, voltado para crianças e jovens. Denominado “Jornada do Milhão”, o jogo permite que os participantes planejem orçamentos, gerenciem despesas e tomem decisões financeiras estratégicas em um ambiente lúdico que simula situações da vida real.
Segundo levantamento do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), 45% dos brasileiros de 15 anos apresentam baixo desempenho em alfabetização financeira, e pesquisa da fintech Onze revela que 47% dos brasileiros não conseguem organizar o próprio orçamento. Nesse cenário, iniciativas como a do Santa Marcelina ganham destaque.
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O projeto nasceu nas aulas da disciplina Gestão Econômica e Social (GES), ministrada pelos professores Nilton Silveira Domingues e Paulo Silva, a partir de pesquisas sobre endividamento e falta de educação financeira no Brasil. Durante o desenvolvimento, as estudantes criaram o design do jogo, definiram cores, materiais e testaram a dinâmica, enfrentando desafios de precificação, fornecedores e logística, o que aproximou a experiência da realidade do mercado.
O jogo foi validado em uma feira científica do colégio, com feedbacks positivos de crianças e pais. “O jogo virou mais que um trabalho escolar, mostrou que a gestão dos recursos pode ser divertida e transformadora, especialmente para as novas gerações”, explica Domingues.
O tabuleiro é circular e possui 30 casas, cada uma representando um dia do mês. Cada jogador recebe quatro cartas iniciais relativas a moradia, família, transporte e profissão, que determinam gastos e salário. Ao longo da partida, os jogadores lidam com imprevistos como emergências médicas, viagens e festas, além de oportunidades de investimento e seguros. Cartas de “sorte ou revés” adicionam aleatoriedade, simulando os desafios financeiros reais.
“Cada carta cria um cenário único. É possível jogar várias vezes e ter experiências diferentes, exatamente como na vida real”, destaca Giovana Vieira Servare, uma das criadoras do projeto. O grupo pretende expandir o jogo para dispositivos digitais, como aplicativos de celular, tornando-o ainda mais acessível.
O Instituto Internacional das Irmãs de Santa Marcelina, fundado em 1838 em Milão, na Itália, atua globalmente com educação, saúde e assistência social. No Brasil, está presente em 17 municípios de 9 estados e segue promovendo educação de qualidade, alinhada a metodologias inovadoras que preparam os estudantes para os desafios contemporâneos.
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