

Apoiadores de Nicolás Maduro se abraçam durante ato de apoio após captura do presidente pelos EUA, em rua em Caracas em 3 de janeiro de 2025 | Foto: Matias Delacroix/ AP
03 de janeiro de 2026 – O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, e a primeira-dama Cilia Flores serão julgados pela Justiça dos Estados Unidos em um tribunal federal de Nova York. O anúncio foi feito neste sábado (3) pela procuradora-geral norte-americana, Pam Bondi, que confirmou a apresentação formal das denúncias contra o casal.
Segundo Bondi, as acusações envolvem crimes graves ligados ao narcoterrorismo e ao tráfico internacional de drogas, além de posse ilegal de armamento pesado. O caso será analisado pela Justiça do Distrito Sul de Nova York, um dos tribunais mais rigorosos do país em processos relacionados ao crime organizado internacional.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
De acordo com a Procuradoria-Geral dos Estados Unidos, Nicolás Maduro e Cilia Flores foram denunciados pelos crimes de conspiração para narcoterrorismo, conspiração para importação de cocaína em território norte-americano, posse de metralhadoras e dispositivos explosivos, além de conspiração para posse de armamento de uso restrito.
Pam Bondi afirmou que o processo judicial deve ter início “em breve”, mas não informou uma data específica para o julgamento. A procuradora também não confirmou se Maduro e a esposa já foram levados aos Estados Unidos nem revelou o paradeiro atual do presidente venezuelano.
O processo será conduzido pelo Distrito Sul de Nova York, conhecido por aplicar penas severas em casos de narcoterrorismo e crimes transnacionais, incluindo condenações à prisão perpétua. Em declaração oficial, Bondi afirmou que os acusados “enfrentarão toda a severidade da justiça americana em solo americano”.
A denúncia ocorre no mesmo dia em que o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que forças norte-americanas realizaram um ataque de grande escala contra a Venezuela e capturaram Nicolás Maduro, em uma declaração publicada nas redes sociais.
Leia também | Vice-presidente da Venezuela diz não saber onde Maduro está e exige prova de vida ao governo Trump
Tags: Venezuela, Nicolás Maduro, Cilia Flores, Estados Unidos, Justiça dos EUA, Tribunal de Nova York, narcoterrorismo, tráfico internacional de drogas, cocaína, crime organizado, geopolítica, crise internacional, política externa, Donald Trump, Pam Bondi, América Latina, segurança internacional, Portal Terra Da Luz