

Cessar-fogo será implementado em fases nas próximas 24 horas | Foto: REUTERS/Florion Goga
23 de junho de 2025 — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta segunda-feira um cessar-fogo “completo e total” no conflito entre Israel e Irã, que durou 12 dias e elevou as tensões no Oriente Médio. O acordo foi divulgado por meio da rede social Truth Social e entrará em vigor dentro de seis horas.
Segundo Trump, o cessar-fogo será escalonado: “Oficialmente, o Irã iniciará o CESSAR-FOGO e, na 12ª hora, Israel iniciará o CESSAR-FOGO e, na 24ª hora, o FIM Oficial da GUERRA DE 12 DIAS será saudado pelo mundo.” O presidente afirmou que, durante cada fase da trégua, o outro lado deverá se manter “pacífico e respeitoso”.
Trump ainda elogiou os dois países pela “resistência, coragem e inteligência” em chegar a um acordo de paz. “Esta é uma guerra que poderia ter durado anos e destruído todo o Oriente Médio, mas não destruiu e nunca destruirá!”, escreveu. A mensagem termina com bênçãos direcionadas a Israel, Irã, Estados Unidos e ao mundo.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Horas antes do anúncio da trégua, o Irã lançou um ataque com mísseis contra a base militar norte-americana Al-Udeid, localizada no Catar. O bombardeio foi uma retaliação às ofensivas dos EUA, que no sábado (21) atingiram três instalações nucleares iranianas: Fordow, Natanz e Esfahan.
O Conselho Supremo de Segurança Nacional do Irã informou que o número de mísseis utilizados foi proporcional ao número de bombas lançadas pelos Estados Unidos. O ataque iraniano teve como alvo áreas distantes das regiões urbanas do Catar, minimizando o impacto sobre civis.
A base de Al-Udeid é a maior instalação militar dos EUA no Oriente Médio, com cerca de 10 mil pessoas entre civis e militares. Segundo Trump, apesar do ataque, não houve vítimas, e ele agradeceu ao Irã por um “aviso prévio”.
A tensão começou no último dia 13, quando Israel lançou um ataque surpresa contra o Irã, sob a acusação de que Teerã estaria próximo de desenvolver uma arma nuclear. Em resposta, o Irã declarou que seu programa nuclear é pacífico e que estava em negociações com os EUA no âmbito do Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares (TNP), do qual é signatário.
Apesar disso, a Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) vinha alertando que o Irã não cumpria todos os compromissos do tratado. Por outro lado, o Irã acusa a agência de agir com motivações políticas e sob influência de potências ocidentais.
Em março, a Inteligência dos EUA concluiu que o Irã não estava fabricando armas nucleares — conclusão que agora é questionada pelo próprio Trump.
Israel, que se opõe fortemente ao avanço nuclear iraniano, é apontado por diversas fontes como detentor de um arsenal secreto com cerca de 90 ogivas nucleares desde a década de 1950, apesar de nunca ter reconhecido oficialmente o programa.
Leia também | Estados Unidos emitem alerta de segurança mundial para cidadãos no exterior
Tags: Donald Trump, cessar-fogo Israel Irã, guerra no Oriente Médio, ataque Al-Udeid, Irã programa nuclear, Israel ogivas nucleares, Estados Unidos Oriente Médio, Fordow Natanz Esfahan, política internacional, acordo de paz Irã Israel