Órgãos de segurança e fiscalização do Município de Fortaleza e do Estado do Ceará se reuniram na sede da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), com o intuito de definir ações para conter o avanço de contaminações pela Covid-19, com a chegada da variante Delta ao Ceará.
Estiveram presentes o secretário Municipal da Segurança Cidadã, coronel Eduardo Holanda; a superintendente da Agência de Fiscalização do Município, Laura Jucá; o diretor geral da Guarda Municipal de Fortaleza (GMF), inspetor Marcílio Távora; e o titular da SSPDS, Sandro Caron. O encontro de alinhamento das medidas estratégicas de intensificação das fiscalizações ocorreu logo após a decisão do governador Camilo Santana de não aumentar a flexibilização do decreto estadual relacionado ao Coronavírus.
A fiscalização será intensificada neste fim de semana em Fortaleza. “Iremos realizar ações de combate à Covid-19, além de fiscalizar eventos, festas e celebrações que continuam proibidas de acordo com o Decreto. Estão liberados apenas eventos sociais em buffets, com o limite de 100 pessoas para ambientes fechados e 200 pessoas para ambientes abertos”, explicou a superintendente da Agefis, Laura Jucá.
De acordo com o secretário da Segurança Cidadã, Eduardo Holanda, o planejamento entre os órgãos de segurança e fiscalização do Município e do Estado acontece de maneira integrada, visando coibir as aglomerações e o desrespeito ao decreto. “Infelizmente, parte da nossa população começa a relaxar, quer seja nas aglomerações, quer seja excedendo a capacidade de público que o Decreto determina, e isso não pode acontecer. Neste final de semana, os órgãos do Município e Estado intensificarão as ações integradas e abordagens para garantir que o Decreto seja cumprido e fazer valer a vida e a saúde das pessoas. Não podemos relaxar”, enfatizou.
O titular da SSPDS, Sandro Caron, garantiu que Estado e Município continuarão a promover fiscalizações sanitárias para coibir aglomerações e festas clandestinas, intensificando as ações em pontos estratégicos de Fortaleza e Região Metropolitana para o decreto vigente ser cumprido. “Teremos uma cobertura das forças de segurança para o cumprimento do decreto estadual vigente. É um tipo de fiscalização muito complexa, porque não é algo só para Fortaleza, mas para todo o Estado. Nós vamos contar ainda com órgãos da Prefeitura de Fortaleza e com a Polícia Militar, a Polícia Civil e também o Corpo de Bombeiros para auxiliar nessas ações”, pontuou o Secretário.
A Prefeitura de Fortaleza conta com o apoio da população para o cumprimento das medidas sanitárias de prevenção à Covid-19. Denúncias de irregularidades podem ser feitas por meio do aplicativo Fiscalize Fortaleza (disponível para Android e iOS), do site da Agefis e dos telefones 156 e 190
Leia também | Ceará recebe novos lotes de vacinas contra a Covid para 1ª e 2ª doses