O artesanato produzido por egressas do Instituto Penal Feminino Auri Moura Costa (IPF) e outras artesãs será apresentado na próxima terça-feira (05/04), às 17h, na Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC). Essa é a turma-piloto do projeto Vozes da Liberdade, iniciativa do Grupo Mulheres do Brasil Fortaleza, com o apoio do Instituto Diageo, entidade da multinacional Diageo que move a agenda em ESG (sigla em inglês para meio ambiente, social e governança).
Em palha de carnaúba e crochê, peças como cestos, bolsas, luminárias e outros itens compõem a “Coleção Libertar” e podem passar a representar um novo projeto de vida dessas mulheres. “Realizamos a capacitação em artesanato e empreendedorismo para egressas do IPF com o objetivo de promover a reinserção delas na sociedade”, afirma a líder do Grupo Mulheres do Brasil Fortaleza, Annette Reeves. O Vozes da Liberdade foi criado pela unidade local do grupo em conjunto com juízes do sistema penal, em 2021, com o intuito de ser um apoio prático para a mulher egressa no momento em que ganha liberdade e retorna à sociedade, quando lida com desafios, especialmente relacionados a ser acolhida pelo mercado de trabalho e a conseguir renda.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O Grupo Mulheres do Brasil vai adquirir todas as peças produzidas dentro do Vozes da Liberdade para disponibilizá-las no site de comércio eletrônico do próprio grupo, Terrartesã, com toda a renda revertida às mulheres participantes do projeto. O artesanato elaborado é fruto da capacitação realizada de setembro do ano passado a março deste ano, em dois encontros por semana nos quais as participantes foram imersas no aprendizado de técnicas de crochê e palha, com o designer Érico Gondim, bem como em conhecimentos sobre empreendedorismo, abrangendo mentoria e noções de gestão.
Propósitos similares fundamentam a parceria entre entidades. “O Instituto Diageo desenvolve há três anos, junto a internas do IPF, capacitação em artesanato com palha de carnaúba no programa Tecendo o Futuro. Ao somar força com o Vozes da Liberdade, expandimos o suporte a essas mulheres também para fora do presídio”, destaca o gerente executivo do Instituto Diageo, Paulo Mindlin. “O Instituto Diageo vem plantando essa importantíssima semente através do Tecendo o Futuro e o apoio é fundamental para prover a sustentação do projeto Vozes da Liberdade”, afirma a coordenadora do projeto, Ethel Whitehurst.
Após esse primeiro grupo, o projeto Vozes da Liberdade está estruturando a próxima turma com configuração semelhante e previsão de início das atividades com as mulheres em junho deste ano.
Composto por mais de 100 mil mulheres oriundas de vários segmentos, organizadas em núcleos espalhados em todo o Brasil e em alguns países do mundo, o grupo tem como propósito construir um Brasil melhor a partir do protagonismo feminino. Trabalha ativamente em conjunto com outras organizações, engajando suas integrantes para discutir, propor e realizar ações em temas ligados à educação, empreendedorismo, igualdade de gênero e racial, combate à violência contra a mulher e outros temas de interesse social. Tem uma agenda propositiva com planos de ação.
Leia também | Saiba quais exames devem ser realizados periodicamente
O Instituto Diageo é uma entidade sem fins lucrativos que promove ações nas áreas de educação, capacitação profissional e responsabilidade da sociedade na sua relação com as bebidas alcoólicas. Entre as iniciativas do Instituto, lançado em abril de 2019, destacam-se três programas: Learning for Life, que capacita jovens de baixa renda para atuação como bartenders; Na Real!, que sensibiliza sobre o não consumo de bebidas alcoólicas por menores de idade; e Tecendo o Futuro, que promove a capacitação em artesanato com palha de carnaúba para comunidades e para internas do sistema penitenciário feminino do Ceará, contribuindo com o empoderamento socioeconômico e ressocialização.
Leia também | Fósseis brasileiros ajudam a entender como viviam os dinossauros
A Diageo é líder mundial no segmento de bebidas alcoólicas premium, com uma coleção de marcas nas categorias de bebidas destiladas e cervejas. O portfólio inclui marcas como Johnnie Walker, Tanqueray, Smirnoff, Old Parr, Gordon’s, Baileys, Cîroc, Guinness, Ypióca, entre outras. A Diageo é uma empresa multinacional que opera em 180 países. As ações da companhia são negociadas na Bolsa de Valores de Nova Iorque (DEO) e na Bolsa de Valores de Londres (DGE). Para mais informações sobre a Diageo, seus funcionários, suas marcas e seu desempenho, visite Diageo.com. Saiba mais sobre consumo responsável de bebidas alcoólicas em DRINKiQ.com. Beba com inteligência. Não compartilhe com menores de 18 anos.
Leia também | Governo dispensa testes para rastreio de covid-19 para viajantes entrarem no Brasil