

Reclamações contra a Crefisa motivaram decisão do INSS | Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasi
21 de agosto de 2025 – O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a suspensão cautelar do contrato com a Crefisa, operadora financeira responsável pelo pagamento de benefícios previdenciários. A medida foi adotada após diversas reclamações de aposentados e pensionistas, que relataram dificuldades no saque de valores, coação para abertura de contas e venda casada de produtos financeiros.
De acordo com o INSS, a suspensão do contrato da Crefisa afeta apenas os novos pagamentos de benefícios, enquanto os processos de apuração seguem em andamento. A decisão visa proteger aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS de práticas consideradas abusivas.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
As denúncias recebidas por canais como Ouvidoria do INSS, Procons, Fala.BR e até a OAB apontam problemas graves, como:
O INSS destacou que não aceita condutas que causem prejuízo ou desconforto a segurados, reforçando o compromisso com a fiscalização e a qualidade no atendimento.
Em outubro de 2024, a Crefisa venceu o Pregão Presencial do INSS ao apresentar a melhor proposta, conquistando 25 dos 26 lotes disponíveis para pagamento de benefícios entre 2025 e 2029. No entanto, segundo o instituto, a financeira descumpriu cláusulas contratuais, o que motivou a suspensão publicada hoje no Diário Oficial da União.
A Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil) classificou como “correta” a medida, defendendo maior rigor nas exigências de certidões negativas junto aos órgãos de defesa do consumidor antes da contratação de empresas em licitações públicas.
A Crefisa foi procurada pela reportagem, mas ainda não se manifestou sobre a decisão do INSS.
Leia também | Moraes dá 48 horas para Bolsonaro explicar pedido de asilo político encontrado pela PF
Tags: INSS, Crefisa, aposentados, pensionistas, suspensão de contrato, benefícios previdenciários, saque integral, venda casada, Procon, previdência social, leilão folha de pagamento