

Nova Indústria Brasil e BNDES impulsionam retomada da indústria nacional | Foto: Vale
O Brasil voltou a figurar entre os 25 maiores países do mundo na indústria da transformação em 2024, segundo o ranking da Unido (United Nations Industrial Development Organization), agência da ONU dedicada à promoção do desenvolvimento industrial. Este é o melhor desempenho brasileiro desde 2019, representando um salto significativo em relação à 45ª posição ocupada no ano anterior.
O avanço foi comemorado por Aloizio Mercadante, presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que destacou o papel decisivo do banco público no financiamento e fortalecimento do setor industrial brasileiro.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
“Em dois anos, no BNDES, já aprovamos mais de R$ 196 bilhões em 145,5 mil operações de crédito no âmbito da Nova Indústria Brasil (NIB), o que representa mais de **70% do total previsto até o fim do governo”, afirmou Mercadante em nota oficial.
Segundo ele, o resultado é fruto de uma estratégia articulada do governo federal para neoindustrializar o Brasil, por meio de políticas públicas inovadoras. Um dos destaques de 2024 foi a inversão de prioridades no crédito, com a indústria ultrapassando, pela primeira vez desde 2017, o setor do agronegócio em aprovações de financiamento pelo BNDES.
“Isso indica uma melhoria na qualidade do crédito e na capacidade de geração de valor agregado no país”, pontuou Mercadante.
Ainda conforme o presidente do BNDES, o desempenho recorde se estendeu a diversas áreas:
A Nova Indústria Brasil tem se consolidado como um dos principais pilares da estratégia de desenvolvimento nacional do governo Lula, apontando para uma política de industrialização verde, tecnológica e inclusiva.
Leia também | Juscelino Filho pede demissão do Ministério das Comunicações após denúncia da PGR