

Ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, durante declaração à imprensa sobre prioridades da agenda legislativa do governo federal | Foto: José Cruz/Agência Brasil
28 de janeiro de 2026 – O governo federal avalia enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei que unifique as propostas em tramitação sobre o fim da escala de trabalho 6×1. A informação foi confirmada pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, responsável pela articulação política do Palácio do Planalto, ao destacar que o tema integra as prioridades legislativas do Executivo neste primeiro semestre.
Segundo Gleisi, a proposta pode reunir diferentes projetos já apresentados no Parlamento, com o objetivo de dar maior celeridade ao debate e avançar na consolidação de uma nova jornada de trabalho no país. A ministra deixará o cargo em abril para disputar uma vaga ao Senado pelo Paraná, mas afirmou que a pauta seguirá como central na agenda do governo Lula.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
“Não está descartada a possibilidade do governo mandar um projeto para agregar todos os que estão no Congresso. É uma prioridade nossa”, afirmou Gleisi, ao reforçar que a medida conta com respaldo político e social.
A ministra também declarou que não vê obstáculos para o avanço da proposta no Legislativo e destacou que o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), comprometeu-se a pautar o tema ainda neste semestre, embora não tenha garantido apoio à aprovação.
Para Gleisi, a mobilização da opinião pública pode ser decisiva. “O fim da escala 6×1 se assemelha à isenção do imposto de renda até R$ 5 mil. Muitos diziam que seria impossível aprovar, e foi aprovado por unanimidade. Quando se mostra a justeza da proposta, o Congresso tende a ser sensível”, avaliou.
A ministra afirmou ainda não acreditar em resistência significativa do setor industrial à proposta. Segundo ela, grande parte das indústrias já adota a escala 5×2, o que reduziria eventuais impactos da mudança.
“A indústria, pelo que me consta, não tem escala 6×1, já trabalha majoritariamente com a 5×2”, ressaltou.
Além da pauta trabalhista, Gleisi Hoffmann informou que o governo pretende encaminhar ao Congresso, ainda neste semestre, o acordo comercial entre o Mercosul e a União Europeia. A ministra demonstrou confiança em uma tramitação célere e em um endosso rápido dos parlamentares.
O acordo é considerado estratégico pelo governo para ampliar o comércio exterior, diversificar parcerias internacionais e fortalecer a posição do Brasil no cenário econômico global.
Leia também | Turismo de experiência ganha força em 2026 e aposta em conexão, bem-estar e autenticidade
Tags: fim da escala 6×1, escala 6×1, jornada de trabalho, direitos trabalhistas, legislação trabalhista, governo Lula, Congresso Nacional, Gleisi Hoffmann, Câmara dos Deputados, Hugo Motta, relações institucionais, políticas públicas, trabalho e emprego, reforma trabalhista, Mercosul União Europeia, acordo Mercosul UE, agenda legislativa, Portal Terra Da Luz