

Donald Trump em pronunciamento na Casa Branca | Foto: Carlos Barria/Reuters
12 de julho de 2025 — O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta semana tarifas de 30% sobre produtos importados do México e da União Europeia, com vigência a partir de 1º de agosto. A medida, justificada por razões comerciais e de segurança nacional, foi comunicada por meio de cartas enviadas diretamente aos líderes dos países afetados, incluindo a presidente mexicana Claudia Sheinbaum e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.
Com essas, já são 25 notificações oficiais enviadas a parceiros comerciais ao redor do mundo, com taxas que variam entre 20% e 50%. O Brasil permanece como o país mais atingido, com uma tarifa de 50% sobre seus produtos.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
No caso do México, Trump afirma que a nova tarifa está relacionada à crise do fentanil nos EUA, acusando o governo mexicano de falhar no combate aos cartéis de drogas. “O México ainda não conseguiu deter os cartéis que tentam transformar toda a América do Norte em um playground do narcotráfico”, diz a carta enviada à presidente Sheinbaum.
Para a União Europeia, o argumento é o persistente déficit comercial dos EUA com o bloco, que, segundo Trump, é resultado de políticas tarifárias e não tarifárias injustas da UE. O presidente afirma que está disposto a reavaliar as tarifas caso a Europa abra completamente seus mercados aos produtos americanos.
A presidente da Comissão Europeia classificou as tarifas como uma ameaça à cadeia de suprimentos transatlântica, especialmente em áreas sensíveis como medicamentos e produtos farmacêuticos. Ela destacou o compromisso da UE com o diálogo, mas afirmou que adotará contramedidas proporcionais, se necessário.
O governo mexicano também se manifestou, informando que um grupo de trabalho foi formado para tentar negociar uma solução antes do prazo estabelecido por Washington. O objetivo é proteger empresas e trabalhadores afetados pelas tarifas.
Além do México e da União Europeia, outros 23 países já receberam notificações similares. Veja algumas das taxas aplicadas:
As medidas fazem parte de uma política mais agressiva de Trump para reequilibrar a balança comercial americana e pressionar parceiros internacionais a investirem dentro do território dos EUA.
Leia também | Música e tradição marcam segunda noite da 47ª Vaquejada de Juazeiro do Norte
Tags: Donald Trump, tarifas EUA, importações México, União Europeia, comércio internacional, déficit comercial, guerra comercial, fentanil, relações exteriores, exportações brasileiras, economia global, medidas protecionistas