

Devoluções começam em 24 de julho e seguem por ordem de adesão | Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil
21 de julho de 2025 — A partir do próximo dia 24 de julho, aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que aderiram ao acordo de reembolso até esta segunda-feira (21) começarão a receber os valores referentes aos descontos indevidos realizados por entidades associativas. Os depósitos serão feitos na mesma conta bancária usada para o pagamento dos benefícios, em parcela única e com correção pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).
A adesão ao acordo, que é gratuita, segue aberta até 14 de novembro de 2025. A prioridade no pagamento será de acordo com a ordem de adesão — quanto mais cedo a pessoa tiver aceitado os termos, mais rápido receberá.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Segundo o INSS, cerca de 600 mil aposentados e pensionistas já formalizaram a adesão. Dados do Ministério da Previdência Social mostram que 1,4 milhão de pessoas estão aptas a receber o reembolso. Para Wolney Queiroz, ministro da Previdência Social, a medida garante agilidade e justiça para os segurados prejudicados.
Durante entrevista ao programa Bom Dia, Ministro, o ministro destacou que, ao aceitar o acordo, o beneficiário abre mão de entrar na Justiça contra o governo federal, mas ainda pode processar as entidades responsáveis pelos descontos, inclusive por danos morais.
De acordo com o ministro, o governo federal está promovendo uma análise minuciosa para identificar quais associações atuaram de maneira irregular. Até o momento, cerca de R$ 2,8 bilhões foram bloqueados judicialmente dessas entidades como forma de garantir a devolução dos valores ao Tesouro.
“As associações que agiram de forma fraudulenta só voltarão a operar após passarem por um pente-fino rigoroso”, afirmou Queiroz.
Estão aptos a aderir aposentados e pensionistas que registraram contestação contra o desconto indevido e não obtiveram resposta da associação em até 15 dias úteis. Atualmente, mais de 1,9 milhão de pessoas estão nessa situação, com 3,2 milhões de pedidos ainda sem retorno.
A adesão pode ser feita pelos seguintes canais:
A central telefônica 135 está disponível apenas para consultas e contestações, mas não realiza a adesão.
Passo a passo pelo app Meu INSS:
Leia também | Mercado reduz projeção da inflação para 5,1% e mantém previsão de crescimento do PIB em 2,23%
Tags: INSS, aposentados, pensionistas, descontos indevidos, reembolso INSS, acordo INSS, previdência social, entidades associativas, governo federal, economia