ZPE Ceará atinge 95 milhões de toneladas movimentadas e destaca-se na economia local | Foto: divulgação
A Zona de Processamento de Exportação (ZPE) Ceará iniciou 2025 celebrando um marco significativo em sua história: a movimentação de mais de 95 milhões de toneladas de cargas desde o início de suas operações, em 2016. Nos dois primeiros meses deste ano, a ZPE registrou 1,64 milhão de toneladas em sua área alfandegada, um crescimento de 3,2% em relação ao mesmo período de 2024. Com um desempenho crescente, a ZPE Ceará segue consolidando seu papel estratégico na economia do estado.
Até fevereiro de 2025, um total de 95.349.625 toneladas de cargas já haviam transitado pela primeira ZPE do Brasil, em funcionamento desde 2013. O presidente da ZPE, Fábio Feijó, atribui esse crescimento à constante evolução da plataforma industrial e ao apoio do governador Elmano de Freitas, destacando a visão de futuro que impulsiona a ZPE para novos desafios, como o desenvolvimento do Hub de Hidrogênio Verde.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Entre as cargas mais movimentadas, o carvão foi o destaque do primeiro bimestre de 2025, com um expressivo aumento de 192,62%, totalizando 437.595 toneladas. O minério de ferro e as placas de aço também tiveram crescimento significativo, com aumentos de 25,1% e 24,1%, respectivamente. Esses resultados demonstram a relevância da ZPE Ceará como um hub industrial dinâmico, pronto para atender à demanda de grandes mercados internacionais.
A ZPE Ceará ocupa uma área de 6.182 hectares e integra o Complexo do Pecém, que conta com parcerias internacionais, como o Porto de Roterdã. Além de oferecer benefícios fiscais e tributários para as empresas instaladas, o local se prepara para abrigar um dos maiores projetos do setor energético: o Hub de Hidrogênio Verde.
Leia também | Cresce demanda por crédito no Ceará para micro e pequenos empreendedores