

Índice DXY recua ao menor nível desde 2022 em meio a tensão política e mercados fechados pela Páscoa | Foto: divulgação
O dólar registrou forte desvalorização nesta segunda-feira (21), após o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, voltar a criticar publicamente o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e sinalizar a possibilidade de demiti-lo, caso volte ao poder.
Na última quinta-feira (17), Trump afirmou que Powell deixará o comando do Fed “se eu pedir para ele”, em um discurso que repercutiu intensamente no mercado financeiro. Na sexta-feira (18), o assessor econômico da Casa Branca, Kevin Hassett, confirmou que o tema está em estudo pelo governo norte-americano.
Em reação às declarações, o índice DXY, que mede o desempenho do dólar frente a uma cesta de moedas internacionais, atingiu 97,921, o nível mais baixo desde 2022.
Além disso, a liquidez global foi reduzida neste início de semana, devido ao fechamento de mercados como Hong Kong e Austrália em função do feriado da Páscoa, o que ampliou os efeitos da incerteza política nos EUA.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Jerome Powell voltou a alertar sobre os riscos que as tarifas comerciais representam para a economia americana. Segundo ele, o Federal Reserve pode se encontrar em um cenário desafiador, com “objetivos de duplo mandato em tensão”, referindo-se ao controle da inflação e ao pleno emprego.
Em declaração recente, o presidente do Fed de Chicago, Austan Goolsbee, também destacou que a independência da instituição é essencial para manter a estabilidade da economia norte-americana.
Leia também | 7 cardeais brasileiros estão aptos a votar no Conclave que escolherá o novo papa