Minha Casa Minha Vida e recuperação econômica sustentam crescimento nas vendas de cimento | Foto: reprodução/Agência CBIC
A indústria brasileira de cimento iniciou 2025 com resultados expressivos. Segundo dados do Sindicato Nacional da Indústria do Cimento (SNIC), o primeiro trimestre alcançou a marca de 15,6 milhões de toneladas vendidas — um aumento de 5,9% em relação ao mesmo período de 2024. Somente em março, foram comercializadas 5,3 milhões de toneladas, alta de 5,2% sobre o mesmo mês do ano anterior.
Na média por dia útil, as vendas chegaram a 244,9 mil toneladas em março, crescimento de 5,6% em comparação a fevereiro e 10,1% frente ao mesmo mês de 2024. O bom desempenho é reflexo direto da melhora no mercado de trabalho, aumento da renda e forte atuação do programa Minha Casa Minha Vida, que já representa metade do total de lançamentos imobiliários no país.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Além disso, a expansão dos segmentos de médio e alto padrão no mercado imobiliário e a expectativa de crescimento de 2,8% nas vendas de materiais de construção colaboram com o cenário positivo. A confiança da construção também voltou a subir em fevereiro após dois meses de queda, embora os desafios de crédito e escassez de mão de obra ainda preocupem.
Apesar do bom início de ano, a indústria projeta crescimento mais modesto para o restante de 2025, entre 1% e 1,5%, devido à elevação da taxa Selic, endividamento das famílias, inflação persistente e incertezas fiscais.
No entanto, avanços em sustentabilidade, como a substituição de combustíveis fósseis por biomassas e resíduos, além do protagonismo na agenda ambiental em ano de COP30 no Brasil, mostram o compromisso do setor com um crescimento mais verde.
A expectativa aumenta para os eventos do setor: o 9º Congresso Brasileiro do Cimento (CBCi) e a ExpoCimento 2025, que reunirão especialistas e líderes globais entre os dias 30 de junho e 2 de julho, em São Paulo.
Leia também | China exige fim das tarifas recíprocas dos EUA após isenção temporária a eletrônicos como iPhones e laptops