Algumas pessoas não vivem sem essa iguaria para começar bem o dia, outras precisam dele para acompanhar o lanche da tarde. Independente do dia, da hora ou do lugar, o brasileiro está familiarizado com o seu precioso cafezinho. E para comemorar o Dia Mundial do Café, ocorrido na sexta-feira (14/04), a Agência Nacional de Turismo preparou uma lista com alguns lugares para os amantes dessa bebida que ganhou o coração do país.
O café é a segunda bebida mais consumida no mundo, ficando atrás apenas da água. O Conselho Nacional do Café aponta que essa iguaria é responsável por gerar 8,4 milhões de empregos de forma direta e indireta. Além disso, o café está presente em cerca de 1983 municípios e em dezesseis estados produtores.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
Separe o seu combinho perfeito para tomar com o café e venha viajar com o Ministério do Turismo pelo Brasil:
Rota do Café Especial, na Serra da Mantiqueira
Percorrendo o belo cenário da Serra da Mantiqueira, a Rota do Café Especial possui aproximadamente 35 quilômetros de muita produção do grão em fazendas especiais. O café da região é considerado o melhor do país e o roteiro carrega paisagens deslumbrantes em meio a montanhas do Carmo de Minas e São Lourenço. Durante a viagem, é possível mergulhar na história, cultura, realizar voo de balão e degustar, na companhia de um autêntico queijo mineiro, muitos goles de café de altíssima qualidade.
Rota do Café do Norte
Para os turistas que além de degustar também querem se aprofundar na história, o roteiro de turismo rural do Norte Pioneiro reúne municípios como Londrina, Santa Mariana e Ribeirão Claro em uma visita pela produção nas propriedades e casarões antigos. A Rota do Café do Norte possibilita que os turistas se hospedem em pousadas rurais, visitar museus, cafeterias e restaurantes.
Rota Verde do Café
No Nordeste do país, em meio a serra sinuosa do Maciço de Baturité, no sertão cearense, a Rota Verde do Café cria uma experiência única para o turista. O café da região recebe o apelido de “café arábica típica” por ter características de ser mais suave e adocicado. A rota cria uma imersão pela história, cultura e gastronomia, conhecendo plantações, os casarões coloniais e aproveitando toda a riqueza da serra do Ceará.
Vale do Café
Viajando no tempo até a história imperial do Brasil, o Vale do Café mergulha na história, música, cultura, construções imperiais e sabores de um café requintado. O destino possui um tour pelas culturas que formaram o Vale: os europeus, os indígenas, os africanos e os tropeiros que integram os municípios de Barra do Piraí, Piraí, Rio das Flores, Valença e Vassouras, com 18 estabelecimentos entre fazendas históricas, hotéis, pousadas, restaurantes e lojas. A rota está localizada a cerca de 100 Km do Rio de Janeiro, com acesso a rodovias de porta a porta.
Por São Paulo, o Museu do Café, em Santos, reúne tradição, arquitetura, história, sabores e aromas. Inaugurado em 1998, o Museu proporciona experiências de variadas sensações, passando pela evolução da bebida por meio de obras de arte, mobiliário de época, loja temática e cafeteria que serve os melhores grãos de café.
Rapport Café e Bistrô, em Brasília
Muito mais que uma bebida, o café também é um ponto de encontro para aquela conversa da tarde. A cidade conhecida por reunir as culturas do país – Brasília, hospeda cerca de 60 cafeterias, torrefadoras e fazendas produtoras. A tradição do café na capital conta com a deliciosa bebida e com uma culinária caseira tradicional, e reúne os brasilienses para aquele cafezinho da manhã ou do fim da tarde.
Roteiros turísticos de café no Brasil, como a Rota do Café Especial (MG); Rota do Café do Norte do Paraná; a Rota Verde do Café (CE); Rota Turística do Café, o Roteiro do Café e do Vinho (ES) integram o projeto Experiências do Brasil Original do Ministério do Turismo em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e a Universidade Federal Fluminense (UFF).
A iniciativa promove o turismo rural de agricultura familiar e em comunidades tradicionais, focando na estruturação de destinos que possam proporcionar experiências memoráveis aos turistas.
Leia também | Cinco pilares que transformam negócios e evitam erros fatais dentro das empresas
Quem poderia imaginar que pequenos grãos torrados que vieram para nossa terra há tanto tempo se transformariam em uma das bebidas preferidas dos brasileiros. Conta a lenda de Kaldi que um pastor que vivia na Etiópia, por volta de 850 d.C., percebeu uma movimentação diferente em suas cabras após ingerirem um fruto avermelhado, que seria a cereja do café. Presente em várias partes do mundo, não se sabe ao certo de onde surgiu a bebida, mas, as primeiras mudas chegaram no Brasil em 1727, vindas da Guiana Francesa e pousando na cidade de Belém (PA).
Foi com o plantio nas regiões do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais que a bebida conquistou grandes proporções e os corações dos brasileiros. Atualmente, o café é responsável por ser um dos principais produtos de exportação. De acordo com o Conselho Nacional de Café, o produto alcançou o 4º lugar no ranking de Valor Bruto de Produções (VBP) de produtos das lavouras, com participação de R$ 55,892 bilhões de receita, correspondente a 4,70% do faturamento total das lavouras.
Leia também | Revista Time destaca Pantanal entre os 50 melhores lugares do mundo em 2023