

Morro do Careca, na praia da Ponta Negra, em Natal (RN) | Foto: Alexis Regis/MTur
A utilização de ferramentas inovadoras de tecnologia para o avanço do turismo no Nordeste é o objetivo do Programa Destino Futuro, lançado nesta sexta-feira (4) no Recife. A ação busca promover soluções criativas e eficazes para problemas enfrentados pelas empresas do setor, conectando startups e empresas de inovação com micro, pequenas e médias empresas da área turística.
Realizado pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), a Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e o Porto Digital, o programa investirá cerca de R$ 3 milhões em soluções inovadoras. As inscrições para o programa estão abertas até 5 de maio e podem ser feitas gratuitamente no site da Embratur.
O Programa Destino Futuro também contempla os estados de Minas Gerais e Espírito Santo, onde a Sudene tem atuação, com o objetivo de modernizar e aumentar a competitividade do setor de turismo. A iniciativa foca no desenvolvimento de soluções tecnológicas sustentáveis, promovendo o crescimento e a geração de empregos no setor.
>>>SIGA O YOUTUBE DO PORTAL TERRA DA LUZ <<<
O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, destacou que a promoção do turismo é uma estratégia fundamental para o desenvolvimento da região. “O turismo tem grande importância para a geração de empregos, devido à sua grande capilaridade, envolvendo desde hotéis até o turismo de lazer e prestação de serviços”, afirmou. Ele também explicou que o programa foi elaborado com base em demandas dos estados e de representantes do setor de turismo.
Além disso, o setor de turismo no Brasil tem se mostrado robusto, com a geração de mais de 400 mil empregos com carteira assinada, segundo dados do Ministério do Turismo. No Nordeste, a atividade turística aumentou 52% nos últimos três anos, evidenciando o potencial da região para o desenvolvimento do setor.
O diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, ressaltou a importância do programa, destacando que ele fortalecerá o papel da Embratur na adoção de novas tecnologias e na criação de políticas públicas inovadoras para o turismo. Gevaerd também mencionou o laboratório de inovação EmbraturLabs, que é um exemplo das iniciativas da empresa no campo da inovação.
O Programa Destino Futuro será realizado em três etapas. A primeira fase irá selecionar 20 propostas de negócios e soluções para o setor turístico. Na segunda etapa, entre 10 e 15 propostas de inovação serão escolhidas. A etapa final selecionará cinco soluções, que receberão mentoria do Porto Digital para o desenvolvimento das suas propostas.
O Porto Digital, um dos maiores distritos de inovação da América Latina, oferece um ambiente de pesquisa e desenvolvimento em tecnologia da informação, especialmente na área de TI e comunicação digital. As soluções selecionadas contarão com um valor de R$ 533 mil para o desenvolvimento e execução de seus projetos, com prazo de até 12 meses para conclusão e validação prática.
“Acreditamos que muitos problemas que não estavam visíveis até agora serão identificados, e as soluções criadas terão um grande impacto, já que os desafios enfrentados pelo setor são comuns em diversas cidades e equipamentos”, comentou Pierre Lucena, presidente do Porto Digital.
Leia também | Unifor promove ciclo de atividades sobre arte, juventude e direito à cidade